10 Motivos Pelos Quais Viajar é Ótimo Para Você. Viajar é um estilo de vida e traz muitos benefícios. Se você quiser descobrir por que tantas pessoas viajam e por que você deveria viajar, leia este artigo já!

Os benefícios de viajar são inúmeros e fazer isso muda você física e psicologicamente. Além do mais, ter pouco tempo ou dinheiro não é uma desculpa. Você pode voar barato com muita facilidade. E mesmo que você tenha um emprego em tempo integral e uma família, ainda pode viajar nos fins de semana ou feriados.

Portanto, neste artigo você irá conferir 10 benefícios de viajar e por que você deve fazer isso com mais frequência. Tenha uma boa leitura!

10 Motivos Pelos Quais Viajar é Ótimo Para Você

1) Alivia o estresse e aumenta a saúde mental

A redução do estresse é um dos benefícios mais importantes ao fazer uma viagem. De acordo com uma pesquisa da Expedia em 2012, 89% dos turistas descobriram que poderiam deixar de lado o estresse e apenas relaxar depois de um dia ou dois em sua viagem.

Isso porque, afastando-se de suas rotinas diárias e em novos ambientes há uma redefinição da sua mente e corpo, resultando em alívio significativo do estresse . 

Além disso, atividades de lazer, como viajar, podem reduzir os níveis de depressão e melhorar o funcionamento psicológico. Você pode experimentar um aumento de felicidade mesmo apenas planejando uma viagem. 

Ter algo para esperar, mesmo que seja uma viagem de dois dias, pode ser gratificante. Viajantes também experimentam menos estresse e mais satisfação com seu humor geral depois de voltarem de uma viagem em comparação com não-viajantes.

2) Mantém a mente afiada

Viajar também pode promover a saúde do cérebro e manter a mente afiada. Quando seu cérebro é introduzido a novas experiências e ambientes (o que acontece durante a viagem, essencialmente), ele se torna desafiado e constrói a resiliência no nível celular, de modo que uma doença degenerativa é potencialmente retardada.

Este aumento na estimulação cognitiva devido à exposição à novidade demonstrou, por exemplo, melhorar a memória e a concentração em indivíduos com demência. 

Da mesma forma, quando você viaja, interage com novos estímulos na forma de novas pessoas, culturas, situações e experiências, você está contribuindo para o início tardio de uma doença degenerativa.   

3) Ajuda você a entender si mesmo

Através de uma viagem você pode aprender muito sobre si mesmo. Por exemplo, você vai perceber como realmente se sente em relação às pessoas estrangeiras e também à sua terra natal, vai descobrir o quanto conhece/não conhece sobre o mundo e você irá observar como se sente longe do seu país.

Além disso, você testará suas habilidades linguísticas, sociais e orientacionais e será capaz de observar como reage em situações completamente diferentes. Você com certeza não será a mesma pessoa quando voltar para casa.

4) Te torna mais confiante e independente

Viajar inevitavelmente fará você mais confiante e independente. Você vai perceber que pode lidar com muitas situações inesperadas. Vai perceber que pode sobreviver sem toda essa ajuda que está sempre disponível para você em casa e, provavelmente descobrirá que é muito mais forte e corajoso (a) do que o esperado.

5) Melhora suas habilidades no idioma

Mesmo se você for a um país onde eles falam a mesma língua que você, você ainda pode aprender algumas palavras e expressões novas que são usadas apenas lá. E se você for a um país onde eles falam um idioma diferente, você aprenderá ainda mais a língua que eles falam no destino em questão.

Existem inúmeros cursos online e aulas físicas que podem, em teoria, ensiná-lo a falar outro idioma. Mas mesmo o melhor ensino formal de idiomas não é páreo para a educação que você recebe enquanto viaja para outros países. 

Peça comida nos restaurantes, converse com os moradores locais, cometa erros enquanto você luta com algumas frases na esperança de conseguir alguma informação. A maioria dos moradores locais perdoa mais do que você espera.

6) Proporciona momentos incríveis

Isso é o que é viajar. Desde que você esteja procurando, é claro. As escolhas do que fazer e ver são tão vastas quanto as terras que compõem este planeta. Viajar de forma independente é experimentar sensações intensas e momentos da vida. 

É também uma maneira de descobrir lugares incríveis, paisagens de outros mundos e lugares sensacionais. Embarcar em uma jornada permite que você participe de atividades que você normalmente não seria capaz de experimentar. 

7) Te torna mais interessante

Um motivo um pouco mais “egoísta” é que ao viajar, sem dúvida, você voltará para casa com muitas histórias interessantes para compartilhar com os amigos e familiares. Por isso, provavelmente mais pessoas vão querer ouvir relatos da pessoa que passeou e explorou determinado destino do que aquela que ficou em casa e limpou o banheiro no fim de semana.

8) Amplia seu círculo de amigos

“Uma jornada é melhor medida em amigos, não em milhas.” – Tim Cahill. Você conhecerá pessoas muito mais amigáveis ​​durante viagens do que em circunstâncias comuns em casa.

Isso porque, outros viajantes estão sempre procurando compartilhar experiências, dar dicas sobre lugares para ir e conhecer pessoas de todo o mundo. E mais, realizar uma conversa com outros viajantes é bastante fácil.

Um educado “Olá! De onde você é?” quebra o gelo com facilidade e pode levar a amizades duradouras com pessoas de todo o mundo.

9) Você desenvolve empatia

Um número surpreendente de problemas do mundo hoje provém de uma falta básica de empatia. Para agir desinteressadamente ou ajudar pessoas que não são amigos ou familiares imediatos, ajuda a entender um pouco sobre as lutas dos “outros”. 

E, embora seja tentador pensar que esse entendimento pode vir de um vídeo do YouTube ou de um perfil do Instagram, não é possível. Somente quando você mergulhar totalmente em outra cultura, você poderá começar a ter empatia com outros humanos.

10) Melhora sua criatividade

Certamente a alegria de visitar algum lugar novo e diferente é a emoção que vem com a exploração de uma nova cultura. Você não sabe o que vai encontrar ou que aspectos do novo ambiente oferecerão inspiração. 

Passear e experimentar a cultura local pode expô-lo à arte local, música, culinária, arquitetura … a lista continua. E em cada uma dessas disciplinas criativas, você pode se deparar com novas abordagens ou elementos que traz consigo para casa; talvez seja uma certa combinação de ingredientes que você adiciona à sua culinária ou um novo toque que você adota para o design da sua própria casa. 

Novas experiências – sons, cheiros, linguagens, gostos e visões – provocam sinapses diferentes no cérebro. Isso significa que podem ser capazes de revitalizar a mente e aumentar a criatividade. A chave para experimentar esse benefício da viagem é mergulhar em uma cultura diferente.

E quando for viajar, não deixe de reservar uma vaga no estacionamento mais próximo do aeroporto de guarulhos (se você for de SP), pois assim você viaja tranquilamente, enquanto seu veículo fica em um local de confiança.

Leia ainda New York recebe as cantoras Vanessa Da Mata e Zabelê

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here