5 atitudes para melhorar o ponto focal da sala

0
98

5-atitudes-para-melhorar-o-ponto-focal-da-sala. Fazer uma parede de destaque num ambiente como a sala é interessante para atrair o primeiro olhar de quem entra, criando-se assim o “efeito surpresa”, ou o chamado “ponto focal”.

É claro que a escolha desse ponto focal dependerá da planta do ambiente, do layout da decoração, das cores e dos móveis e dos adereços.

Aqui vamos elencar algumas possibilidades:

– Os espelhos, como neste projeto da arquiteta Cássia Giacomazzi (foto), aumentam a sensação de amplitude e também a luminosidade.

O recurso de superfícies espelhadas é particularmente apropriado quando o ambiente é pequeno, como na maioria dos apartamentos.

5 atitudes para melhorar o ponto focal da sala

5 atitudes para melhorar o ponto focal da sala

Se esse for o caso, não há problema em se fazer o revestimento espelhado na parede, pois assim ela se intensifica visualmente a essa “amplitude”.

– O uso de painel em pintura branca é elegante e confere ao ambiente aspecto de requinte, ainda com um certo grau de reflexão da luz devido à particularidade desse material.

Para que esse painel se destaque, é importante que as demais paredes tenham uma cor contrastiva, o que não precisa necessariamente ser uma cor primária e forte; pode ser da paleta dos neutros, na linha dos marrons, cinzas, ou da paleta dos púrpuras ou dos verdes.

– Em caso de painel com porta, é importante observar para onde a porta vai correr. Se for para cima da parede, nada pode ser sobreposto a ela para que não atrapalhe a abertura.

– Recomenda-se tomar cuidado com a iluminação: evite abusar de muita luz incidindo nessas superfícies, a fim de evitar ofuscamento.

E jamais use lâmpadas de cor fria nesse caso.

– Outros elementos podem ser utilizados para potencializar o ponto focal: lustres, revestimentos diferenciados ou uma grande peça de design.

Para finalizar, é altamente recomendável contratar profissionais experientes para o projeto e para a execução desses serviços, afinal, improvisos poderão estragar tudo, resultando em prejuízo e frustração; e não é isso que você quer, certo?

Leia ainda 22º edição da Feira de Vinil do Rio de Janeiro

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here