5 dicas para se recuperar de umas férias muito caras

0
580

Durante o período de férias, são geradas despesas que podem sobrecarregar o orçamento familiar durante o resto do ano, não apenas para as despesas decorrentes da estadia, mas também para despesas adicionais, como refeições, lazer, presentes, transporte, etc.

Neste artigo, selecionamos cinco dicas para se recuperar de um passeio com a família muito caro.

Um dos desafios que as famílias enfrentam neste momento é não se endividar ainda mais depois do verão. Para recuperar depois de umas férias caras, não há escolha senão seguir um padrão de poupança. A chave, em todos os casos, é definir um orçamento pessoal e atendê-lo.

1. Não contraria mais dívidas

Não será o período mais propício para pedir qualquer tipo de financiamento ou empréstimo. É preferível esperar até que um momento mais oportuno chegue à demanda de um empréstimo, do que aumentar o nível de endividamento após as férias.

Se a liquidez for necessária, será melhor, em tempo hábil, livrar-se de parte dos investimentos para atender às necessidades mais próximas. Isso evitará o pagamento de juros e comissões.

2. Evite o cartão de crédito

O uso deste produto bancário será o principal perigo para contas pessoais. Dada a falta de liquidez, algumas pessoas podem ficar tentadas a fazer os pagamentos com o cartão de crédito. Mas cuidado! Esses pagamentos têm juros muito altos, geralmente acima de 15%, o que pode pesar as despesas dos próximos meses.

Use-o somente em casos excepcionais e escolhendo os parcelamentos com menos juros, para não se assustar com a fatura do cartão de crédito no próximo mês.

3. Ajustar ao orçamento familiar

Depois de alguns dias em que a falta de controle das despesas foi maior do que o habitual, será hora de retomar um certo ajuste orçamentário. É aconselhável não gastar mais do você pode, pelo menos até o final do ano. E, se possível, devemos tentar incentivar a poupança através das principais tarefas domésticas.

Tirar algum capricho pessoal, conter as despesas nas escapadas de fim de semana, jantares fora, passeio caros, economizar na conta de energia ou desistir da reforma da casa, pode ser uma medida muito eficaz para neutralizar os efeitos das férias.

4. Alugue as propriedades

Você pode ter uma segunda casa que não será usada até o próximo verão. Este é o momento mais oportuno para alugá-lo temporariamente. Com isso você pode obter um desempenho mais do que interessante a cada ano. Não em vão, ajudará a administrar todas as despesas que terão de ser enfrentadas a partir de agora, sem grandes renúncias.

5. Adiar pagamentos

Não haverá outro remédio a não ser assumir determinadas despesas familiares: roupas, alimentos, livros didáticos etc. Uma solução para esses problemas pode estar no uso de alguns cartões que permitem o adiamento de pagamentos, mas sem juros ou comissões.

Alguns cartões de crédito jogam o pagamento da primeira parcela para 120 dias após a compra. Assim você terá um período de 3 meses para programar o pagamento desta fatura.

Gostou das dicas? E você, quais estrategias utiliza para recuperar as finanças apos o período de ferias com a família?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here