Caos, barulho, poluição e estresse são coisas que, infelizmente, estão presentes na vida urbana. Mas você sabia que pode haver um local bem melhor para se morar, ainda que seja na cidade grande?

Sim! Residir em áreas verdes ou próximo a algum parque ecológico oferece inúmeras vantagens! Mesmo sendo raro encontrar regiões assim em grandes cidades, listamos alguns benefícios que morar em áreas arborizadas pode proporcionar a você!  Veja só!

1. Mais saúde para crianças

Que estar sempre próximo à natureza oferece inúmeros benefícios para nós, muita gente já sabe. Mas para as crianças, crescer próximo às regiões com mais árvores pode diminuir as chances do desenvolvimento de asma!

Isso porque, nessas regiões há bem menos poluição e é muito mais fácil deixar os pequenos brincando ao ar livre. Além disso, a grande concentração de árvores melhora a qualidade do oxigênio que elas respiram e, com isso, a função pulmonar também é melhorada.

2. Melhora qualidade de vida geral

E não apenas as crianças que ganham uma melhora na qualidade de vida. No geral, todos nós começamos a respirar melhor e, por consequência, desenvolvemos menos problemas de saúde no geral.

Aliás, estudos das Universidades Glasgow e St. Andrews. comprovam que as regiões arborizadas possuem taxas de mortalidade menores.

Além da qualidade do oxigênio ser melhor, essas regiões oferecem mais praças e ambientes com aparelhos de ginástica, favorecendo a prática de exercícios físicos com mais frequência.

7 vantagens de morar em áreas arborizadas

3. Menor chance de problemas cardiovasculares

Áreas com mais árvores são responsáveis por filtrar a poluição e evitar que ilhas de calor se formem com mais frequência e intensidade. Neste sentido, a chance de um enfarte do miocárdio ou cerebral pode ser diminuída em até 30%.

Também vale lembrar que respirar um ar menos poluído colabora para um melhor funcionamento do sistema circulatório, assim como a prática de atividades físicas frequentemente.

4. Redução do risco de ansiedade e depressão

Além dos benefícios ecossistêmicos, morar em áreas verdes também tem a sua subjetividade. Um estudo da Universidade Vrije, de Amsterdã, comprova que os moradores dessas regiões possuem menos riscos de desenvolver doenças como a ansiedade e depressão.

Quando citamos esse ponto, não estamos falando apenas da qualidade do ar. Essas regiões oferecem paisagens mais bonitas, locais de socialização e relaxamento. Com isso,  a alma é alimentada com coisas boas e energias positivas.

5. Melhora a habilidade de concentração

São poucas as pessoas que conseguem se concentrar em ambientes barulhentos e com poluição visual. Além disso, essas áreas geralmente possuem temperaturas mais baixas, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Estando em um local calmo e tranquilo,  além da liberação de hormônios ligados à felicidade, a habilidade de concentração aumenta, devido à melhora na oxigenação do cérebro.

6. Previne a obesidade em crianças 

Com a possibilidade de praticar exercícios físicos com mais frequência desde a infância,  a chance dos pequenos desenvolverem obesidade é muito menor.

É claro, que atividades físicas não são os únicos fatores que colaboram para essas complicações, mas estando perto de áreas verdes, outros fatores também melhoram no geral.

Além disso, é muito mais tranquilo levar as crianças para brincar em um parque, do

que deixá-las sozinhas na rua. Com isso, ela também tem muito mais chance de socializar com os coleguinhas, ao invés de passar o dia todo mexendo no celular ou no computador.

7. Estimula o cuidado com o meio ambiente

Morando próximo a essas regiões, você também aprende de forma muito mais íntima a cuidar da natureza! Vendo que isso é bom para você, o cuidado será muito maior.

Isso não significa que quem mora em áreas mais urbanas não deva cuidar do meio ambiente, diz respeito ao que todos nós temos a obrigação de fazer: prezar pelo cuidado do nosso bem maior, a natureza.

Leia também Há diferenças entre o financiamento de casas e apartamentos?

3 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here