Primeiro trabalho em conjunto do Núcleo Gema e Tartufaria de Atores, “A Porta”, estreia dia 27 de julho em um casarão de Laranjeiras com contribuição voluntária.

“A Porta” inspirado na filosofia de Jean-Paul Sartre. Cumprindo temporada até dia 31 de agosto, a peça fica em cartaz aos sábados, 20h e domingos às 19h, com prévio agendamento.

O espetáculo nasce da pesquisa filosófica, existencialista e dramatúrgica do francês Jean-Paul Sartre.

Um dos mais importantes pensadores e ativistas políticos do século XX.

A Porta abre para escancarar as tormentas dentro das relações humanas.

Quatro pessoas condenadas ao inferno e convívio pela eternidade, desnudando-se de todo aprisionamento social, moral e religioso.

Como entender a alma humana? Esse caminho bifurcado e indesvendável.

Tudo isso reclusos entre quatro paredes, num casarão que aponta que no inferno não há estacas, enxofre… O inferno é o convívio humano. O inferno são os outros.

Os quatro personagens nos convidam a adentrar no mais obscuro dos traumas, no inconsciente, que no desenrolar da peça vem com um vômito trazendo à tona toda mazela humana, o rasgar das máscaras sociais.

Mas para isso é preciso encarar os medos, ser capaz de romper com o ego e se despir do tridente que sufoca a sociedade: A obrigação de se mostrar inteligente, bom e corajoso.

Sinopse

A busca incansável pela aprovação do outro, o desejo e desespero de se mostrar corajoso, humano e inteligente; leva o convício dos quatro personagens ao limite da manipulação, jogos de sedução, intrigas e loucura.

A peça nos mostra que o contraditório, o bom e o mau, habitam todos os seres sem exceção.

Núcleo Gema

Fundado em junho de 2018 pelo pesquisador teatral Dinho Andrade, surge da busca pelo entendimento da alma humano e de toda a complexidade de suas relações, através da poética do teatro, da literatura e das ações físicas.

Manifestando em imagem tudo que está no inconsciente coletivo; no nosso inconsciente individual, bem como no consciente.

Nosso objetivo é trabalhar o homem e toda a sua precariedade. É mostrar a mazela humana, para que o público se identifique.

Para que, assim, seja possível enxergar a vida além da vida. Ver através da arte, uma vida além.

Tartufaria de Atores

Grupo formado em 2009 que vem desenvolvendo um trabalho experimental com peças brasileiras de autores como Mário Bortolotto em “O que Restou do Sagrado”, que estreou em 2014; Martins Penna em “O Terrível Capitão do Mato”, em novembro de 2011; e Marcio Américo em “O homem que Queria ser Rita Cadillac” que circula desde 2011 e já foi vista por mais de 10.000 pessoas e o mais recente “Será que a gente influencia o Caetano?” de Mário Bortolotto.

“A Porta” inspirado na filosofia de Jean-Paul Sartre
Fotografia: Tatiana Ferreira Lima

Serviço

A Porta

Estreia: 27 de julho

Local: Casarão em Laranjeiras apontado somente para os que confirmam a visitação ao inferno.

Endereço: Laranjeiras, próximo ao Parque Guinle.

Horário: Sábado às 20h e domingo às 19h.

Reserva através dos telefones: 21 – 99638 2564 / 99338 9895. Como são apenas 19 lugares por sessão, a reserva para assistir ao espetáculo deve ser feita através dos telefones acima.

Temporada: De 27 de julho até 31 de agosto

Classificação: 14 anos

Contribuição solidária

Duração: 85 min

Gênero: Drama

Ficha Técnica.

Texto: Livre adaptação e pesquisa de Dinho Andrade

Direção: Dinho Andrade

Elenco: Andressa Lee, Celso Jardim, Daniel Bouzas e Douglas Dias

Cenário: Camila Doring

Iluminação: Dinho Andrade

Figurino: Dora Devin

Produção: Dinho Andrade

Co-produção: Fábio Guará

Realização: Núcleo Gema e Tartufaria de Atores

Arte: Arthur Röhrig

Fotografia: Tatiana Ferreira Lima

Colaboradores: Argus Monteiro (Pesquisa) e Marina Lima (Áudio Visual)

Apoio: 🙂 BiZ, Boteco Sonho Lindo, Velas Solmar DIAS DE JARDIM, Tiago Molejo

Leia também Celebridades dão depoimento sobre assunto tabu

Artigo anteriorBar Samba aposta nas rodas de terreiro
Proximo artigoVilla Country recebe esquenta do novo DVD de Luan Santana
Tania Voss
A jornalista Tania Voss tem 30 anos de carreira, trabalhou nos mais importantes veículos de comunicação do Brasil. Atua como repórter, editora, colunista social e assessora de imprensa. Notícias Populares, Folha de São Paulo, Popular da Tarde (Coluna do Gugu),Diário Popular, Jornal da Tarde, Revista Raça Brasil, Raça Visual, Cabelos, Antenada, Toda Teen, Revista Negro 100%, colunas em rádios e TVs, recebeu troféus e prêmios como revelação e destaque do ano, entre outros. Citação em livro-tese "O discurso da violência: as marcas da oralidade no jornalismo popular", por Ana Rosa Ferreira Dias Atualmente tem uma coluna musical no site cartão de visita do R7 e um blog Universo da Fama. Uma carreira totalmente ligada a área cultural, principalmente no meio artístico, em coberturas de festas, entrevistas, eventos sociais em geral, lançamentos e tudo mais. O glamour e os famosos fazem parte da vida e dia a dia da jornalista. Um luxo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here