Albertinho e suas incríveis máquinas voadoras’ mistura ficção e história

Inspirado nos inventos de Santos-Dumont, livro conta as aventuras de uma turma super divertida 

Histórias fantásticas do universo infantil com detalhes da vida de um inventor de verdade.

É dessa mistura que nasce ‘Albertinho e suas incríveis máquinas voadoras’, o novo livro da editora Letras do Brasil

Obra

Albertinho e suas incríveis máquinas voadoras

Escrito por Luciana Garbin, com ilustrações de Marcos Müller, a obra conta as aventuras de uma animada turminha que um dia descobre um livro mágico sobre Alberto Santos-Dumont, o brasileiro que ajudou a realizar o sonho de voar.

Juntos, Albertinho, Vivi, Pedro e Bartô vão viajar pelo mundo nas quatro incríveis máquinas voadoras inspiradas em criações do pai da aviação: o balão Brasil, o dirigível Nº 6, o 14 bis e a Libélula – uma brincadeira com Libellule, o outro nome do Demoiselle, considerado sua obra-prima.

Quadrinhos de traquitanas espalhados ao longo dos capítulos oferecem informações históricas sobre Santos-Dumont, assim como a cronologia no fim do livro.   

Apesar de ser uma obra de ficção, onde basta fechar os olhos e contar de 1 a 10 para viajar pelo mundo, os personagens também têm tudo a ver com o inventor.

A começar por Albertinho, com seus sonhos, feições e simpático chapéu.

Sua irmã Vivi foi inspirada em Virgínia, uma das irmãs do aviador, e Pedro tem o mesmo nome de um dos melhores amigos do inventor na infância.

Cachorro Bartô

O cachorro Bartô é uma homenagem ao também inventor Bartolomeu de Gusmão.

Para ilustrar a história, Marcos Müller fez colagens que misturam desenhos feitos à mão com imagens fotográficas recortadas digitalmente e texturas criadas com aquarela, guache e outros materiais.

As imagens das máquinas voadoras reproduzem originais da época de Santos-Dumont.

“O que mais me fascinou nesse livro foi a oportunidade de aprender sobre um dos nossos maiores heróis e viver parte da aventura que ele viveu”, explica ele, que trabalha como ilustrador em O Estado de S. Paulo.   

Editora no mesmo jornal e professora da Faap, Luciana Garbin destaca que a literatura infantil tem tudo a ver com sonho e imaginação, dois atributos que foram fundamentais na trajetória de Santos-Dumont.

“Ele foi um inventor genial e mostrou ao mundo que o Brasil, então um país eminentemente agrícola, também podia se destacar pela ciência”, resume a autora.

“Espero que crianças, jovens e adultos possam conhecer um pouco mais sua história por meio das aventuras de Albertinho e sua turma.”

O livro será lançado no dia 25 de maio, às 15h, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, que fica na Rua Henrique Schaumann, 777, em Pinheiros, São Paulo.

Exemplares podem ser adquiridos previamente pelo site  www.letrasdobrasil.com.br.

Ficha técnica:

Albertinho e suas incríveis máquinas voadoras

Autora: Luciana Garbin

Ilustrador: Marcos Müller

Editora: Letras do Brasil

Nº de páginas: 108

Preço: R$ 39.00

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here