“Alcântara” é a história inspirada na história

2
315

“Alcântara” é a história inspirada na história. Miriam Rezende Gonçalves lança seu primeiro romance “Alcântara” adaptado de um argumento cinematográfico de sua autoria, resultado de pesquisas sobre esta tragédia.

É um romance histórico tendo como tema central o acidente, ocorrido no ano de 2003, na base de lançamento de foguetes de Alcântara, no estado do Maranhão.

"Alcântara" é a história inspirada na história

Sobre o livro “ALCÂNTARA”

“Alcântara” é a história inspirada na história

Natália, 35 anos, astrofísica brasileira, especialista em engenharia aeroespacial, residente em Berlim, volta à terra natal disposta a descobrir a verdade sobre o trágico destino de seu pai, João Marcos de Almeida, engenheiro mecânico, morto na explosão da base de lançamento de foguetes de Alcântara, em 2003.

Ela se recusa a aceitar o resultado final da investigação militar, que fez com que o caso fosse arquivado por segurança nacional, alegando-se suspeitas de falha humana.

Natália também tenta fazer justiça e provar que sabotagem e negligência podem ter sido as verdadeiras causas do acidente.

Após ser selecionada para coordenar um programa de intercâmbio da Universidade Internacional do Espaço, uma parceria entre Brasil e Alemanha, ela embarca de volta ao Brasil trazendo consigo dois desejos: um, evidente, de tornar-se uma especialista experiente em projetos aeroespaciais para alavancar o programa espacial brasileiro; outro, inconfesso, de descobrir a verdade sobre a morte misteriosa de seu pai.

Em uma arriscada jornada, recheada de romance, aventura e suspense, Natália tenta montar as peças desse perigoso e letal quebra-cabeça.

“Quando nos deparamos com uma paisagem deslumbrante, é comum o comentário: “parece um quadro”. Quando observamos uma pintura que reproduz com fidelidade a exuberância da natureza, é usual a observação: “parece de verdade”.

Convivemos com situações inimagináveis no cotidiano, que nos remetem à ficção. No entanto, por mais criativa que seja uma produção fantasiosa, nada é mais surpreendente que a realidade.

É juntando esses universos que Miriam Rezende Gonçalves nos leva a uma viagem, em clima de suspense, em torno deste acidente que traumatizou o Brasil.

Fruto de um obsessivo e árduo trabalho de pesquisa de quase duas décadas, “Alcântara” (que em árabe significa ponte), mais do que liga realidade e fantasia.

Esta excitante jornada renova a convicção de que há mais coisas entre a Estratosfera e a Terra do que imagina a nossa vã filosofia.”
– Luiz Erlanger, Jornalista e Escritor

Alcântara traz na sua essência parte da História do Brasil. Quis o destino que também fosse o portal do futuro do desenvolvimento tecnológico do nosso país. Uma verdadeira ponte entre o passado e o futuro“.

– Marcos Pontes, Coronel da Força Aérea Brasileira, Astronauta, Palestrante e atual Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação.

"Alcântara" é a história inspirada na história

A Autora

Miriam Rezende Gonçalves é nascida em Monte Carmelo, no Cerrado Mineiro e aos 18 anos foi morar na cidade do Rio de Janeiro.

É graduada em Comunicação Social e participou do grupo de teatro ‘‘Não se fala com os muros’’ do diretor Abujamra após ter se formado na CAL (Casa de Artes Laranjeiras).

Desde 2003 vem trabalhando na televisão, atuou na criação e produção de programas como telenovelas, reality shows e variedades.

Entre seus trabalhos destacam-se as novelas ‘‘Da cor do pecado’’, “Começar de novo’’ e ‘‘Malhação’’; as minisséries ‘‘JK’’ e ‘‘Queridos Amigos’’; as séries ‘‘Casos e Acasos’’, ‘‘A Grande Família’’ e ‘‘Lolo e Tavinho’’ e programas como ‘‘Fantástico’’, ‘‘Criança Esperança’’, ‘‘Show da Virada’’, ‘‘Menina Fantástica’’, ‘‘Festival de Verão de Salvador’’, ‘‘Clipes de Carnaval (SP e RJ)’’, ‘‘Carnaval Globeleza’’, dentre outros. 

Foi diretora de criação do projeto literário ‘‘Contos Inversos’’, com grande sucesso de público e de crítica no eixo Rio/São Paulo e do quadro televisivo ‘‘Se meu carro falasse’ para o programa Auto Esporte, também da Rede Globo.

É pós-graduada pela FAAP (Fundação Armando Alvarez Penteado) em Argumento e Roteiro Dramatúrgico para Cinema e Televisão.

Passou pela EICTV (Escuela Internacinal de Cine y Televisión) em Cuba, onde fez especialização em dramaturgia com Elíseo Altunaga.

É técnica em Mass Media pelo IET/RJ (Instituto de Estudos de Televisão) e cursou workshops ministrados pelo coaching hollywoodiano Robert Mackee e pelo diretor de Teatro de Arte de Moscow, Valentim Tepliakov.

Miriam deixou a carreira de produtora de televisão para se dedicar integralmente à escrita.

Hoje, a autora é Editora-chefe e idealizadora do Jornal e Portal de Notícias Expresso do Cerrado.

Considerada a principal pesquisadora sobre o Programa Espacial Brasilei-ro, trabalho iniciado desde que perdeu um primo no fatídico acidente ocorrido em Alcântara no ano de 2003, que vitimou a nata da ciência do Brasil.

Agora, ela se prepara para viajar pelo país, onde realizará palestras para divulgar seu recém-lançado livro no Festival Literário “Fliaraxá”, “Alcântara, a história inspirada na História.”

Leia ainda ROBERTO CARLOS cantou para mais de 5 mil mulheres

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here