Alexandra Loras e “O MUNDO AO INVERSO” 

O Banco de la República Oriental del Uruguay e o Espacio Uruguay São Paulo têm a satisfação de convidar para a abertura da Mostra “O MUNDO AO INVERSO” apresentando Obras pictóricas de Alexandra Loras.

0
670

 

O Banco de la República Oriental del Uruguay e o Espacio Uruguay São Paulo têm a satisfação de convidar para a abertura da Mostra “O MUNDO AO INVERSO” apresentando Obras pictóricas de Alexandra Loras.

Contamos com sua presença para o Coquetel de abertura da Exposição, e Palestra conduzida pela ARTivista Alexandra Loras – “Diálogos sobre diversidade e democracia racial”

Brindemos juntos, a essa instigante programação !!

Alexandra Loras e “O MUNDO AO INVERSO” 

SOBRE A EXPOSIÇÃO

Sob a curadoria do artista e grafiteiro paulista Enivo, e João França, a exposição apresenta 20 retratos de personalidades brancas.

Brancas que tiveram seus tons pele escurecidos por meio de manipulação digital e ganharam traços afrodescendentes.

Entre elas Donald Trump, Rainha Elizabeth, Andy Warhol, Silvio Santos, João Doria, Dilma Rousseff, Michel Temer, Geraldo Alckmin, Xuxa e Carmem Miranda.

Nesse mundo “invertido”, Alexandra propõe, com uma dose de humor e ironia, uma reflexão mais profunda sobre o protagonismo do negro na história.

“Será que faríamos os mesmos comentários preconceituosos? Teríamos as mesmas posturas?

Tomaríamos as mesmas decisões? Trataríamos os diferentes da mesma forma?”, pergunta Enivo.

SOBRE CURADORIA

Alexandra Loras e “O MUNDO AO INVERSO” 

“Analisando o comportamento da alta sociedade perante o povo NEGRO ao redor do mundo, a “Artivista” Alexandra Loras nos convida a pensar ao inverso, transformando brancos em negros.

A exposição originalmente chamada de “Pourquoi pas?“

Reeditada como “O Mundo ao Inverso” desconstrói  os conceitos dessa “White high society” com ousadia, humor, poesia, política e uma leve pitada de ironia.

Nos propõe a refletir sobre o protagonismo NEGRO na sociedade, permitindo-nos vivenciar outras possíveis realidades.

Por que não?  

Cameron Diaz, Donald Trump, Rainha Elizabeth, Adriane Galisteu, William Waak, Xuxa, Michel Temer, Jô Soares, Geraldo Alckmin, Sílvio Santos, João Dória, Brigite Bardot.

Se estes ícones sociais fossem negros, teriam as mesmas posturas com a diversidade? Tomariam as mesmas decisões?

Tratariam o povo da mesma forma? Idealizamos uma sociedade em que a consciência mutua reine e as pessoas se enxerguem, umas as outras, como SERES HUMANOS…

Por que não?”

Enivo & João França

Alexandra Loras e “O MUNDO AO INVERSO” 

SOBRE A ARTISTA

Desenraizada, Alexandra Loras atravessa, em corda bamba, distâncias entre mundos.

A ex-consulesa que nasceu e cresceu nos guetos de Paris conhece os dois lados da moeda.

Apaixonada pelo Brasil, protagoniza encontros e diálogos sobre multiculturalidade.

O que eleva a consciência humana ao caminho da igualdade, dissertando com pertencimento sobre assuntos delicados e mascarados pela sociedade.

Assuntos delicados como o racismo e o preconceito.

E assim, espertando o entendimento e a importância do respeito aos diversos gêneros, raças e ideais, faz-nos enxergar os extremos através de suas palestras, projetos sociais, culturais e ações políticas, aproximando mundos opostos e nos fazendo acreditar que ainda é possível construir uma sociedade igualitária convivendo com as diferenças de forma harmônica e respeitosa para que, um dia quem sabe, possamos viver em um coletivismo linear.

O ARTivismo de Alexandra começou com uma brincadeira há dez anos ao se autorretratar como a princesa de Albert de Broglie, um dos mais notáveis quadros de Jean-Auguste Dominque Ingres, pintado em 1853.

Em 1996, Alexandra estudou na prestigiada Corcoran School of Art, em Washington D.C. sonhando com uma carreira nas artes.

Mas seguiu outro caminho, se graduando em Gestão de Mídias pela escola de Ciência Política da França, sem nunca deixar de produzir suas pinturas e esculturas de cerâmica.

Em 2012, mudou-se para o Brasil acompanhando o marido Damien Loras, então cônsul da França em São Paulo.

Após o fim do mandato, em 2016, o casal decidiu permanecer no país.

Desde então, Alexandra ministra palestras em empresas, escolas, universidades e escreve artigos para jornais e revistas como a Serafina, da Folha de São Paulo e Cláudia.

Trabalha com líderes empresariais para criar um clima mais equilibrado nas organizações, onde a conscientização sobre diversidade de gênero e de raça é tão importante quanto a prosperidade do negócio.

Assim uma das novas vozes da diversidade e do empoderamento feminino no Brasil, Alexandra Loras, retoma sua paixão pela arte na mostra “Pourquoi pas?” = “O Mundo ao Inverso”

www.AlexandraLoras.com

www.Facebook.com/AlexandrabLoras

http://www.alexandraloras.tumblr.com

www.Twitter.com/Alexandra_Loras

www.Instagram.com/AlexandraLoras

SOBRE O ESPACIO URUGUAY

Alexandra Loras e “O MUNDO AO INVERSO” 

O Espacio Uruguay São Paulo, é o 1º espaço de Artes e Negócios, dedicado à arte contemporânea, com foco em novos talentos e trabalhos novos!!!

Espacio Uruguay reúne num só local, Executivos dos mais variados segmentos e origens, e uma impactante renovação e dinamização no mercado de arte do Brasil.

Dois públicos tão distintos se complementam na ação de conhecer e ser conhecido.

Com propostas variadas e ousadas, de Artistas da nova geração, ou novos olhares dos Artistas consagrados, o Espacio Uruguay tornou-se um ponto de encontro da arte contemporânea.

Aliado as facilidades tecnológicas que proporciona ao público corporativo, desfrutando também de um ambiente acolhedor de bom gosto e indicador de tendências em estilo, design, mobiliário, artes plásticas e cultura em geral.

Visando oferecer um dia a dia mais leve e criativo, acreditamos que transparência e informação democratizam o acesso à arte.

O Espacio Uruguay dispõem de todos os elementos sobre a obra que quer apreciar ou ter na sua coleção, na sua casa, na sua vida.

Aqui os dois mundos que se fundem, o da Arte e o dos Negócios, convivem em harmonia, ganham em qualidade, e agregam-se valor, mutuamente, também como “Pares”.

SERVIÇO

Exposição:   “O MUNDO AO INVERSO”

Local: “Espacio Uruguay São Paulo” – Banco de la República Oriental del Uruguay

Visitação: Até 06 de maio de 2018

Dias e Horários:  2ª a 6ª das 14 às 18h

Estações de Metrô: Consolação & Trianon MASP

Estacionamento:  Com manobrista (terceirizado CARPARK) – no Edifício Parque Avenida

Endereço:  Av. Paulista, 1.776, 9º and – Elevadores 3 e 4 – São Paulo, SP – Brasil

Alexandra Loras e “O MUNDO AO INVERSO” 
Jo Soares
Alexandra Loras e “O MUNDO AO INVERSO” 
Ana Maria Braga
Alexandra Loras e “O MUNDO AO INVERSO” 
Ticiane Pinheiro
Alexandra Loras e “O MUNDO AO INVERSO” 
Adriane Galisteu
Alexandra Loras e “O MUNDO AO INVERSO” 
Atual presidente da França

Leia também: STF deve discutir ampliar restrição ao foro privilegiado

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here