Arte de Yves Saint Laurent no Marrocos. Tributo à moda com o fotógrafo ítalo-brasileiro Fernando Priamo.

As cores, texturas, perfumes e sabores do Marrocos, que tanto encantaram o estilista Yves Saint Laurent na década de 1960 e que transformaram para sempre sua arte.

Dessa forma, são revisitados pelo fotógrafo Fernando Priamo, que viajou especialmente para captar todos esses sentidos.

“Fotografia e moda sempre andaram juntas, mas para esse trabalho busquei todas as nuances e pincei todos os elementos que vivenciei, condensando tudo em uma única imagem”, reflete o artista.

O Tributo a Yves Saint Laurent é composto por fotografias em Urban Art, no qual Fernando Priamo submete a paisagem do Marrocos em um só plano, como um recorte impressionista.

Arte de Yves Saint Laurent no Marrocos

Arte de Yves Saint Laurent no Marrocos

Esse novo conceito de arte desenvolvida por ele consiste na sobreposição de imagens na própria câmera, apresentando uma nova face da fotografia.

“A inspiração surge a partir do feito de Yves Saint Laurent, que desconstruiu a moda, criando peças voltadas para o futuro.

É isso que persigo na fotografia – quero deixar rastros”, observa Priamo.

A série de fotografias é uma viagem urbana, em que  Priamo consegue  fundir seus próprios sentimentos às inspirações de YSL no Marrocos, em uma só imagem.

É uma sequência de fotos não-retilínea, mas de justaposição, em que uma imagem é colocada sob a outra a fim de dar um acabamento ao sentido completo da obra.

Urban Art

Fernando Priamo criou uma sistematização que o permite criar estas fotos com o objetivo de atingir máxima definição.

A técnica expõe o objeto em movimento, sem visar o abstrato, mas sim o registro mais real possível.

O assunto principal é nítido, e as demais camadas dão o movimento e evidenciam o vai-e-vem das pessoas.

É um trabalho de muita intensidade

Tanta criatividade chamou a atenção de críticos de arte reconhecidos
nacionalmente, como Oscar D”Ambrósio, e da Marcelo Neves Art Gallery, em São Paulo, que representa o projeto Urban Art no Brasil.

Entre exposições e mostras no Brasil, o artista participou da exposição Spectrum Miami Art Show, em dezembro de 2019, nos EUA.

E, no segundo semestre deste ano, as obras estarão em exposição em Paris.

Fernando Priamo

É fotógrafo ítalo-brasileiro, nascido em Juiz de Fora, Minas Gerais. Cursou fotografia em São Paulo na década de 1990, especializando-se em moda e fine art.

Em 1999 inicia sua trajetória no fotojornalismo e desde lá compõe a equipe do Jornal Tribuna de Minas como editor de Fotografia.

Como artista da fotografia, participou de diversas exposições em Minas Gerais, apresentando cenas que vivenciou em países por onde andou, como Itália, França, Alemanha, Turquia, Polônia e República Tcheca, etc.

Como destaque, desenvolve o projeto Retratos de Auschwitz, a arte em busca da paz, no qual apresenta fotografias dos campos de concentração nazista de Auschwitz e Birkenau para escolas públicas de Juiz de Fora para falar, através das fotos, sobre a importância da paz e respeito às diferenças.

Leia ainda: Evelyn Montesano em Salve-se Quem Puder

Contatos:

Arte de Yves Saint Laurent no Marrocos

Instagram: @fernandopriamo
E-mail: [email protected]
Telefone: (55-32) 98406-9756

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here