Conheça os aspectos mais relevantes na entrevista de emprego

Quem nunca se sentiu ansioso ao ser convidado a uma entrevista de emprego?

Isso é muito comum, visto que não é fácil colocar-se diante de recrutadores para convencê-los de que você é a pessoa certa para uma determinada vaga de emprego.

A boa notícia é que existem algumas informações e atitudes no momento da entrevista e conhecê-las pode garantir que você fique mais perto da vaga. Confira:

  • Pontualidade

Os recrutadores esperam que você chegue ao local da entrevista no horário marcado e atrasos podem ser encarados como falta de compromisso. Antes da entrevista, procure sempre calcular o tempo que você precisa para chegar à empresa e, mesmo assim, tente sair de casa com alguns minutos de antecedência.

  • Leve sempre um currículo atualizado com você

É importante sempre ter um currículo no momento da entrevista para auxiliar os recrutadores a acompanharem o seu histórico profissional enquanto você se apresenta. Mesmo que o convite da entrevista não especifique que você deve levar uma versão atualizada do documento, é importante prevenir-se para qualquer eventualidade.

  • Vista-se adequadamente

A sua aparência também é muito importante no momento da entrevista porque pode ajudar ou atrapalhar a construção da sua imagem como profissional! Use sempre roupas apropriadas, como calças sociais e terninhos, e evite o traje casual.

  • Prepare-se para vender a sua marca

Durante a entrevista, os recrutadores querem conhecer você e a sua experiência profissional. Antes de sair de casa, ensaie o seu discurso respondendo à perguntas simples, como por exemplo:

– O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

– Quais são suas maiores qualidades e maiores pontos de melhoria?

– Você sabe trabalhar em equipe?

– Qual foi o momento mais difícil em sua carreira?

Essa preparação, além de garantir que você está preparado, pode ajudar a diminuir o nervosismo.

  • Pesquise sobre a empresa antes da entrevista

É cada vez mais comum que os recrutadores façam perguntas relacionadas às conquistas da empresa e sua cultura. Por isso, é importante conhecer não somente a vaga para a qual você está concorrendo, como também a política, missão e valores da organização.

Além disso, estudar sobre a empresa é uma boa forma de levar dúvidas para os entrevistadores. Fazer perguntas mostra que você está realmente interessado na posição e pode ser a diferença entre você e outros candidatos.

  • Cuide de suas redes sociais

Você provavelmente já ouviu falar que as empresas pesquisam sobre os candidatos nas redes sociais e isso é verdade! Essas plataformas são uma ótima oportunidade de conhecer os possíveis colaboradores em um primeiro momento e por isso é tão importante garantir que os seus perfis transparecem uma imagem profissional.

  • Seja você mesmo!

Por último, uma das melhores dicas para uma entrevista de emprego bem-sucedida é simplesmente ser você mesmo. Confie em seu próprio potencial e deixe sua personalidade transparecer para os recrutadores. Fale sobre seus hobbies, suas experiências profissionais, sobre como você é com sua família e amigos e o que você acredita que pode contribuir positivamente para a organização.

O importante é que eles possam entender quem você é não somente no mundo corporativo, mas também fora da empresa. Responda todas as perguntas com naturalidade, transparência e sinceridade.

O nervosismo é um dos fatores que mais atrapalham os candidatos durante as entrevistas, mas lembre-se de que o preparo ajuda você a lidar com a ansiedade e constrói a sua confiança para arrasar na reunião com os recrutadores!

Tem alguma dica que pode ajudar outros candidatos a se darem bem em entrevistas de emprego? Deixe seu comentário no espaço abaixo e compartilhe nas redes sociais!

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here