Banda Zil dos anos 80 lança álbum ZIL AO VIVO. Formada por sete amigos, todos músicos do primeiríssimo time, a Banda Zil, que marcou época no final dos anos 80 com uma mistura personalíssima de música instrumental, jazz e MPB, ganha agora o primeiro registro ao vivo.

Formada em 1986 por Zé Renato, Claudio Nucci, Ricardo Silveira, Marcos Ariel, Zé Nogueira, Jurim Moreira e João Batista, a Zil lançou um único CD, editado no Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão em 1987. Antes do reencontro registrado no álbum ZIL AO VIVO, que está sendo lançado nas plataformas digitais pela dobradinha MP,B Discos/Som Livre, a última apresentação oficial da banda havia sido em São Paulo, em 1988, no lendário Free Jazz Festival.

Reunidos novamente no palco do Cultural Bar, Juiz de Fora, em 2016, a Banda Zil retomou o repertório que marcou época. “Há tempos que a gente conversava sobre a possibilidade de se reunir de novo.

Foi um trabalho que deu muito prazer, na época. Durante esse tempo todo, nos encontramos em vários projetos, somos muito amigos”, conta Zé Renato.

O desejo antigo ganhou novo fôlego e a ideia agora é voltar aos palcos, sempre que a agenda de cada um deles permitir.

Banda Zil dos anos 80 lança álbum ZIL AO VIVO

“Musicalmente, sentia muita falta daquela sonoridade da Zil e essa também é uma maneira da gente homenagear o Paulinho Albuquerque, já que ele foi um dos idealizadores da banda e nos ajudou a compor o repertório”, completa Zé Renato.

Paulinho Albuquerque, morto em 2006, foi ainda co-produtor o disco de 1987, ao lado de Zé Nogueira e João Batista.

No registro ao vivo, os sete resgatam canções como “Tupete” (Claudio Nucci e Zé Renato), “Benefício” e “Pegadas frescas”, ambas de Hamilton Vaz Pereira e Zé Renato, “Jequié” (Moacir Santos e Aldir Blanc), “Suíte gaúcha” (Marcos Ariel), “Ânima” (Milton Nascimento e Zé Renato) e “Maromba” (Paulinho Soledade e Ricardo Silveira).

Leia também Isadora Ribeiro é a convidada no ‘Mariana Godoy Entrevista’

Artigo anteriorUp Expo Game é maior feira de games do Centro-Oeste
Proximo artigo“Milu” e “Online” são as novas músicas de Gusttavo Lima
Tania Voss
A jornalista Tania Voss tem 30 anos de carreira, trabalhou nos mais importantes veículos de comunicação do Brasil. Atua como repórter, editora, colunista social e assessora de imprensa. Notícias Populares, Folha de São Paulo, Popular da Tarde (Coluna do Gugu),Diário Popular, Jornal da Tarde, Revista Raça Brasil, Raça Visual, Cabelos, Antenada, Toda Teen, Revista Negro 100%, colunas em rádios e TVs, recebeu troféus e prêmios como revelação e destaque do ano, entre outros. Citação em livro-tese "O discurso da violência: as marcas da oralidade no jornalismo popular", por Ana Rosa Ferreira Dias Atualmente tem uma coluna musical no site cartão de visita do R7 e um blog Universo da Fama. Uma carreira totalmente ligada a área cultural, principalmente no meio artístico, em coberturas de festas, entrevistas, eventos sociais em geral, lançamentos e tudo mais. O glamour e os famosos fazem parte da vida e dia a dia da jornalista. Um luxo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here