Uma viola mais que enluarada – Bernardo Lobo canta Marcos Valle

Novo álbum reúne clássicos de Marcos Valle e uma inédita composta por Bernardo Lobo e o homenageado

Depois do álbum autoral C’Alma, lançado no começo de 2018, o cantor e compositor Bernardo Lobo mergulha com delicadeza nas canções de um mestre da música brasileira, Marcos Valle. “Uma viola mais que enluarada -Bernardo Lobo canta Marcos Valle”, já disponível nas plataformas digitais, reúne novas versões para composições de Valle e duas parcerias de Bernardo com o homenageado, uma delas inédita.

Gravado entre São Paulo, Rio de Janeiro e Portugal, o projeto nasceu de uma sugestão feita em 2015, nos bastidores de um show que reunia Wanda Sá, Carlos Lyra, Marcos Valle e Bernardo. “Depois do show, o produtor Álvaro Fernando, meu primo e fã do Marcos, entrou no camarim e me fez o convite: Bena, você topa gravar um disco só com canções do Marcos? Eu topei ali, na hora. Fomos todos jantar, contamos pro Marcos e ele adorou a ideia”, pontua Bernardo.

As duas parcerias de Bernardo e Marcos Valle são “Menina das nuvens”, que havia sido gravada no disco anterior, e “Menino Guerreiro”, única inédita do novo disco. “Essa nossa segunda parceria foi feita em homenagem ao meu filho Antônio, que nasceu prematuro. Marcos ficou tocado com a história: foi para o piano, fez a primeira parte da música e me mandou. Fiquei emocionado e acabei fazendo a segunda parte, fechei a canção”, conta Bernardo, ele próprio filho de um grande amigo de Valle, Edu Lobo.

Na seleção de clássicos, uma curiosidade: a gravação de voz e violão para “Um novo tempo”. “Gravei desconstruindo aquela versão que todo mundo conhece das campanhas de final de ano da TV Globo. Pouca gente sabe que é do Marcos”, ressalta.

De uma geração de mestres da canção brasileira, Marcos Valle é uma das grandes influências de Bernardo Lobo. “Ele é um compositor plural, sem fronteiras, que transita por vários ritmos, da Bossa ao pop, com propriedade e sem perder sua assinatura. Sempre busquei essa diversidade no meu trabalho, essa liberdade de buscar novos caminhos, com originalidade. Marcos me disse que sou o primeiro artista a homenageá-lo com um disco inteiro, isso me orgulha muito!”, celebra.

Entre a gravação dos primeiros violões e vozes em SP, até o lançamento do álbum, passaram-se 4 anos. “Me mudei pra Portugal e chegando lá comecei a fazer muitas canções novas, por isso o disco de inéditas acabou saindo antes desse”.

Marcos Valle participa ao piano e nos vocais em “Menina das nuvens”, e o disco reúne ainda músicos de varias nacionalidades, como os brasileiros Carlos Malta, Fred Martins e João Ventura, o baterista inglês Chris Wells, o baixista de Cabo Verde Rolando Semedo, a violoncelista portuguesa Sandra Martins e o acordeonista argentino Marcos Facundo Gomes.

Disco lançado, Bernardo Lobo e Marcos Valle já preparam nova parceria……

Viola mais que enluarada – Bernardo Lobo canta Marcos Valle”

Idealização, concepção musical e direção: Alvaro Fernando

  1. COM MAIS DE TRINTA (Marcos Valle/ Paulo Sergio Valle)

Teclados e baixo: Erik Escobar

Violão:Evandro Gracelli

Percussão: Alvaro Fernando

  1. VIOLA ENLUARADA (Marcos Valle/ Paulo Sergio Valle)

Violão: Bernardo Lobo

Acordeão: Marcos Facundo Gomes

Contrabaixo: Juan Pablo Colombo

Co-produção: Luís Sebastian Barbagallo

  1. SAMBA DE VERÃO (Marcos Valle/ Paulo Sergio Valle)

Violão: Bernardo Lobo

Guitarra, Lap Stell e Piano: Evandro Gacelli

Contrabaixo: Paulo Bira

Percussão: Alvaro Fernando

  1. MENINA DAS NUVENS (Marcos Valle e Bernardo Lobo) Part Esp : Marcos Valle

Violão: Bernardo Lobo

Piano e voz: Marcos Valle

Flauta : Carlos Malta

  1. MENTIRA (Marcos Valle/ Paulo Sergio Valle)

Violão: Bernardo Lobo

Guitarras: Kiko Perrone

Contrabaixo: Paulo Bira

Percussão : Alvaro Fernando

  1. UM NOVO TEMPO (Marcos Valle/ Paulo Sergio Valle/Nelson Motta)

Violão e Voz: Bernardo Lobo

  1. PRECISO APRENDER A SER SÓ (Marcos Valle/ Paulo Sergio Valle)

Violão : Bernardo Lobo

Guitarra: Evandro Gracelli

Contrabaixo: Paulo Bira

  1. MENINO GUERREIRO- (Marcos Valle e Bernardo Lobo)

Part Esp: Paula Cury e Maria Lobo

Violão : Fred Martins

Baixo: Rolando Semedo

Piano: João Ventura

Violoncelo: Sandra Martins

Bateria: Chris Wells

Coro: Fred Martins, Rolando Semedo, João Ventura, Wanda Sá, Mariana Lobo e Paula Cury

  1. MEU HERÓI (Marcos Valle/ Paulo Sergio Valle)

Piano e Arranjo: Adriano Souza

Ouça o álbum nas plataformas digitais:

https://orcd.co/bernardolobocantamarcosvalle

Artigo anteriorMais sobre a tournée da Roberta Campos
Proximo artigoFundação CASA promove Festival de Música
Tania Voss
A jornalista Tania Voss tem 30 anos de carreira, trabalhou nos mais importantes veículos de comunicação do Brasil. Atua como repórter, editora, colunista social e assessora de imprensa. Notícias Populares, Folha de São Paulo, Popular da Tarde (Coluna do Gugu),Diário Popular, Jornal da Tarde, Revista Raça Brasil, Raça Visual, Cabelos, Antenada, Toda Teen, Revista Negro 100%, colunas em rádios e TVs, recebeu troféus e prêmios como revelação e destaque do ano, entre outros. Citação em livro-tese "O discurso da violência: as marcas da oralidade no jornalismo popular", por Ana Rosa Ferreira Dias Atualmente tem uma coluna musical no site cartão de visita do R7 e um blog Universo da Fama. Uma carreira totalmente ligada a área cultural, principalmente no meio artístico, em coberturas de festas, entrevistas, eventos sociais em geral, lançamentos e tudo mais. O glamour e os famosos fazem parte da vida e dia a dia da jornalista. Um luxo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here