Alexandre Borges comemora 6 anos de “Poema Bar”

0
14

Em curta temporada, no Teatro Sérgio Cardoso, São Paulo

Ao lado do pianista português João Vasco e das cantoras Mariana de Moraes e Sofia Vitória, artistas homenageiam os poetas Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa. 

No recital Poema Bar, Alexandre Borges interpreta poemas de Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa acompanhado de músicos.

Foto: João Vasco

 

Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Teatro Sérgio Cardoso, com patrocínio da Dudalina, apresentam o recital “Poema Bar”, montagem que traz Alexandre Borges em leitura dramatizada de poemas de Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa. Enquanto Alexandre Borges declama versos dos poetas, o pianista português João Vasco interpreta músicas que vão do fado às canções brasileiras e harmonias improvisadas. A dupla conta com participação das cantoras Mariana de Moraes (neta de Vinicius) e da lusitana Sofia Vitória.

No repertório, canções como “Amor em lágrimas”, “Acalanto da Rosa”, “Eu não existo sem você”, de Vinicius de Moraes e “Tenho dó das estrelas”, de Fernando Pessoa, entre outras.

Aclamado por um público de mais de 18 mil espectadores, incluindo Portugal, Alemanha, França, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o espetáculo presta uma homenagem aos poetas Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa.  A curta temporada na capital paulista acontece de 6 a 16 de julho, com sessões de quinta a domingo, 20h, na sala Paschoal Carlos Magno. Aos domingos haverá bate-papo com os atores após a apresentação.

A montagem propõe um novo olhar sobre a obra de dois poetas que, apesar de retratarem épocas diferentes, traduzem em versos, a ampla cultura de seus países. O humor ácido e as paixões de Vinicius se unem ao romantismo de Pessoa em um show para ser visto, ouvido e, sobretudo, sentido.

Sobre Poema Bar

Alexandre Borges e João Vasco desenvolveram o projeto “Poema Bar” movidos pela paixão literária que ambos nutrem por Vinicius e Pessoa. O espetáculo estreou em julho de 2011, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, e, posteriormente, esteve em cartaz no teatro Bühne der Kulturen, em Colônia, na Alemanha.

No Brasil, estreou em outubro de 2011, quando o grupo promoveu uma semana em comemoração aos 98 anos de Vinicius de Moraes, no Rio de Janeiro. No ano seguinte percorreu o Estado de São Paulo.

SINOPSE SUGERIDA: Leitura dramatizada de poemas de Vinicius e Pessoa é realizada por Alexandre Borges e tem fundo musical do pianista João Vasco e das cantoras Mariana de Moraes e Sofia Vitória.

CURRÍCULOS

Alexandre Borges – Possui 32 anos de carreira, integrou o grupo de teatro Boi Voador dirigido por Ulysses Cruz, com quem estreou em 1985, na peça Velhos Marinheiros, de Jorge Amado. Após várias peças teatrais, estreou na televisão em 1993 na extinta Rede Manchete. Após protagonizar “Engraçadinha… Seus Amores e Seus Pecados”, na tv Globo, tornou-se um dos atores mais requisitados da emissora em que realizou vários trabalhos.

João Vasco – Professor de piano no Conservatório Nacional de Lisboa, apresentou seus concertos em vários países na Europa, África, América do Norte e do Sul. Gravou o CD “Além Fado” – uma compilação de fados arranjados para piano solo. É intérprete e fundador de vários projetos camerísticos apresentados internacionalmente. Também fotógrafo e videasta, coordena o departamento de imagem do Conservatório Nacional. Em 2015 realizou a curta metragem “A Carruagem”, laureada no 9º Concurso do Inatel, apresentada no “Shortfilm Corner” em Cannes e vencedora do “Grand Prix Cinerail” em Paris.

Mariana de Moraes – Participou de vários filmes. Destacou-se no documentário “Vinicius” (2006), no qual interpretou o clássico “Coisa mais linda”. No teatro trabalhou em vários espetáculos e novelas da rede Globo. Gravou quatro discos: “A alegria continua”, “Se é pecado sambar”, “Com Sorte” e “Desejo”. Participou de discos e DVDs de artistas como Maria Bethânia, Francis Hime, Celso Fonseca e Zé Renato.

Sofia Vitória – Ao longo da carreira se apresentou com músicos de grande relevância no cenário musical europeu. Em 2012 lançou seu primeiro disco em parceria com o pianista Luís Figueiredo: “Sofia Vitória & Luís Figueiredo – Palavra de Mulher” – composto por canções vividas pelas várias figuras femininas do universo musical de Chico Buarque. Echoes é o seu último CD lançado em 2016.

SERVIÇO

Poema Bar

Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno

Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo – Telefone – (11) 3288-0136

Estreia: 06 de julho – 20h

Temporada: De 06 até 16 de julho

Horários: Quinta-feira a domingo, 20h – Aos domingos haverá bate-papo com os artistas após a sessão.

Preço: R$ 40,00 (Inteira)

Classificação: 12 anos

Duração: 70 minutos

Gênero: Recital

Capacidade: 144 lugares

Bilheteria: Atendimento de terça a domingo, das 14h até o início do espetáculo.

Vendas de ingressos: www.ingressorapido.com.br

Comodidade: ar-condicionado, bar & café, wi-fi e fraldário

Programa de acessibilidade: Acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.

Meia entrada: Mediante apresentação de documento comprobatório no momento da entrada.

– Crianças de até 12 anos incompletos (Conforme lei 8069/1990);

– Estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior;

– Funcionários do quadro de apoio das escolas das redes públicas de ensino. (Conforme Lei 15.298/2014);

– Pessoas com 60 anos ou mais;

– Aposentados;

– Alunos de cursinho pré-vestibular e de cursos técnicos de São Paulo;

– Moradores do Bixiga, mediante apresentação de comprovante de residência.

FICHA TÉCNICA

Direção artística e recitante: Alexandre Borges

Pianista e Idealizador: João Vasco

Cantoras Convidadas: Mariana de Moraes / Sofia Vitória

Desenho de luz: Domingos Quintiliano

Cenografia: Rogério Marcondes

Produção executiva: Fábio Amaral

Produção: Candice Frederico

Assessoria de Imprensa: Minas de Ideias

 

 

 

 

Deixe uma resposta