Cinema: Baixo Centro/ Outer Edge/ Film Society of Lincoln Center

Festival do Novo Cinema Latino Americano “Outer Edge” and “The Dead and the Others”

A sinopse da obra baseia-se em um casal que se conhece e se separa na mesma noite por força das circunstâncias.

Porém, seus solitários trajetos são marcados por encontros com outras pessoas, que lhes despertam êxtases, lembranças e ambivalências.

Sob a sombra de um sentimento de destruição iminente, eles vagam pela noite aparentemente sem fim.

Lançamento

O lançamento do festival acontecerá nos dias 22 a 25 de fevereiro,
FilmLinc –  Walter Reade Theater em Nova Iorque nos Estados Unidos.

Festival do Novo Cinema Latino Americano 1

Estreia

E estréia norte-americana da sedutora e enigmática experiência
noturna, nos espaços periféricos e desolados da cidade mineira Belo Horizonte, os diretores cinematográficos inspiraram-se na sinopse do Filme Baixo Centro.

Quando ainda trabalhava no Cine Humberto Mauro, em Belo Horizonte, o cineasta Samuel Marotta conheceu Ewerton Belico, um dos curadores do forumdoc.bh, festival que apresenta parte de sua programação naquela sala.

Festival do Novo Cinema Latino Americano 2

Algum tempo depois, Samuel chamou Ewerton decidiu convidar Samuel Marotta para se juntar ao projeto de Baixo Centro, filme que, em janeiro passado, recebeu o prêmio principal da Mostra Aurora, seção competitiva de longas da 21ª Mostra de Tiradentes.

A partir do momento em que o Ewerton entrou no projeto, os personagens foram envelhecendo e as questões do filme foram para um universo mais adulto, discutindo temas mais densos.

A morte começou a rondar o filme”, resume Samuel

Ewerton lembra que o momento sociopolítico do Brasil e a mudança na ocupação do espaço urbano influenciou bastante os rumos que o roteiro tomaria.

“No momento em que a gente estava escrevendo, toda essa vivacidade que a gente via [em Belo Horizonte] rapidamente morre, violentamente.

A primeira versão do roteiro era muito rósea, então o filme foi ficando mais pesado. Foi inclusive por isso que a gente envelheceu os personagens”, conta.

Uma noite sem fim

Nos fragmentos de uma noite sem fim, Robert e Teresa se encontram, se conhecem e se separam pela força da opressão e pela ameaça da morte e da desaparição que se insinua continuamente no filme.

Circundados por Djamba, Gu e Luísa, a noite sugere encontros, êxtase, memórias da catástrofe e promessa irrealizada de felicidade.

Ewerton Belize e Sam Marotta usam uma linguagem poética afro-descendente no diálogo do filme em proposta e deleitaram-se na trilha sonora-a combinação de electro-funk e versões contemporâneas.

Belize e Marotta, juntamente com o diretor de fotografia Leonardo Feliciano (Araby, ND/NF 2017), capturam uma atmosfera de loucura e desespero com um sentido de lugar requintado, olhos claros.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here