Dia internacional da cerveja – dicas sobre a bebida

0
30
airbnb, cerveja, na midia, uiara zagolin

A volta ao mundo em goles de cerveja com os anfitriões do Airbnb

As rotas de vinho são bastante conhecidas e já consagradas como fortes destinos turísticos em todo o mundo. Porém, nos últimos anos, outra bebida tem ganhado os holofotes e instigado viagens gastronômicas por várias cidades. Da Europa à Ásia e América do Sul, CERVEJEIROS ARTESANAIS estão comandando um renascimento da bebida alcoólica mais consumida do mundo e os anfitriões do Airbnb reuniram aqui algumas dicas de como fazer bonito ao sentar em uma mesa de bar em cidades como Dublin e Seul.

O turismo da cerveja é uma realidade, e essas pessoas querem experimentar bebidas locais,” diz Daniel Gray, um gastrônomo que hospeda a Experiência Craft Beer & BBQ tasting. “A experiência de ver onde e como sua cerveja é fabricada e de consumir uma cerveja produzida há poucos dias é quase imbatível.”

Gray é apenas um de vários anfitriões oferecendo workshops de cerveja artesanal ou degustações de cervejas especiais através do Airbnb. Com a parceria de restaurantes locais e ótima companhia, degustações de cerveja ajudam os viajantes a conhecerem uma cidade de copo em copo e a fazerem dois ou três amigos ao longo do caminho.

airbnb, cerveja, na midia, uiara zagolinDublin, Irlanda

Historicamente, cervejas escuras como porters e stouts têm dominado o mercado irlandês — especialmente aquela marca específica “que não precisa de apresentações,” brinca Kat Creagh, que hospeda a Experiência     Brewing Beer & Pub Grub com seu marido, Kev. Eles formam combinações entre cervejas locais e petiscos de pubs irlandeses, guiando os hóspedes pelo processo de brassagem e fabricação. Embora as stouts servidas a temperatura ambiente continuem em alta, outros estilos irlandeses clássicos como as vermelhas do tipo ale estão se destacando na cena cada vez mais consolidada de cervejas artesanais de Dublin. Quer saber o conselho de Kat para os apaixonados pela bebida visitando Dublin? Liberte-se da bolha turística do Temple Bar e afie a sua língua: “O melhor contador de histórias sempre será o mais popular da mesa, portanto prepare seus melhores causos!”

Cerveja popular: Ales escuras

Experimente com: Pudim de caramelo

Dica: Na primeira bebida, faça um brinde à saúde de todos. Levante seu copo e diga “Sláinte!” (pronuncia-se “Chlán-ta”)

“Estamos vendo muitas cervejas artesanais experimentais e edições limitadas malucas de cervejarias de todo o país, que são ótimos complementos às Indian pale ales (IPAs), pale ales e cervejas escuras tradicionais que muitas cervejarias usam como suas cervejas principais.” – Kat em Dublin

Praga, República Tcheca

airbnb, cerveja, na midia, uiara zagolinA República Tcheca é líder mundial no consumo de cerveja per capita, e por um bom motivo, segundo Jan Korselt, um mestre-cervejeiro que hospeda a experiência Prague Craft Brewery Tour. Os cervejeiros tchecos incorporam bastante complexidade aos lagers leves e refrescantes pelos quais o país é famoso. Embora o lager — o estilo de cerveja mais popular do mundo — tenha nascido no país, microcervejerias estão adicionando uma rica variedade de sabores ao vibrante mercado de cerveja de Praga. O diferencial é que “os tchecos sabem beber,” diz Jan. “O ritual é o seguinte: você vai a um pub para tomar um copo, e acaba bebendo seis. E é obrigatório você se divertir com seus amigos.”

Cerveja popular: Lager

Experimente com: Ensopado de carne de cervo com geleia e dumplings

Dica: Não remova o isopor — ele preserva o frescor da cerveja

“O lager tcheco é único devido a um aspecto simples, porém importante: é uma cerveja leve, que desce suave, mas sem abrir mão de um sabor bem elaborado. A cerveja não tem um teor alcoólico dos mais altos, então dá para beber alguns copos sem ficar muito bêbado rapidamente.” – Jan em Praga

Seul, Coréia do Sul

airbnb, cerveja, na midia, uiara zagolin

Em Seul, beber nunca é algo “com uma única parada,” diz Daniel Gray, um gastrônomo que hospeda a experiência Craft Beer, BBQ & Cheers. Seja bebendo cerveja de arroz ou potangju — cerveja misturada com soju — você pode esperar rodadas de diversão que podem começar com os pratos compartilhados de kimchi e panquecas e terminar num bar de karaokê. A cena de cervejas artesanais de Seul está expandindo rapidamente, com a introdução de mais IPAs (quanto mais lúpulo, melhor, diz Daniel) e stouts com sabor de chocolate, baunilha e café entrando na rotação.

Cerveja popular: Cerveja de arroz

Experimente com: Frango frito e pizza

Dica: Nunca sirva sua própria bebida em Seul — e sempre fique para mais de uma rodada

“Os coreanos acham que beber é uma forma de socializar e de fazer novos amigos; nunca é uma atividade com uma única parada. Eles fazem várias rodadas de bebidas, comidas e diversão. A ideia é de fazer amigos para toda a vida em uma noite.” — Daniel em Seul.

Rio de Janeiro, Brasil

airbnb, cerveja, na midia, uiara zagolin

O Rio de Janeiro pode até ser mais conhecido por suas caipirinhas, mas a cena de cervejas artesanais do Rio é uma tentação quase irresistível para que os turistas deixem o doce coquetel nacional de lado. De acordo com Pedro Landim, um gastrônomo que hospeda a Experiência Botequim Degustação Privé, cervejas com frutas e especiarias fabricadas por microcervejarias são o complemento perfeito para os petiscos inspirados pelos botecos do Rio onde os cariocas se reúnem para comer e beber.

Cerveja popular: Weizenbier (cerveja de trigo)

Experimente com: Paella

Dica: Beba rápido — clima quente significa que as cervejas esquentam rapidamente

“O momento atual é empolgante para cervejas artesanais no Rio. Nos últimos cinco anos, a cidade acabou se tornado um dos polos de produtores de cerveja mais interessantes do Brasil, destacando-se pela técnica, qualidade e criatividade.” — Pedro no Rio de Janeiro

Los Angeles, Estados Unidos

airbnb, cerveja, na midia, uiara zagolin

O condado de Los Angeles possui mais de 60 cervejarias, que produzem alguns dos estilos de cerveja mais diversos e criativos que existem, diz Thomas Galvin, um geek assumido e avaliador de cerveja certificado. Thomas lidera a degustação Geek Out with a Beer Nerd para aguçar o paladar dos hóspedes com os sabores das cervejas locais. Para os amantes de cerveja de Los Angeles, IPAs suculentos e estilos azedos estão em ascensão, mas você nunca encontrará arrogância na cultura cervejeira daqui: elas já “foram degustadas por alguns dos especialistas mais gentis e modestos que existem,” diz ele.

Cerveja popular: Sour cherry saison

Experimente com: Sorvete de baunilha

Dica: Beba-a gelada em um dia quente — à medida que ela esquenta, os sabores de fruta vêm rapidamente à tona

“Cervejas azedas são fabricadas com a adição de bactérias que injetam uma complexidade que não costuma ser encontrada em cervejas. Normalmente você tem cerveja com mais malte (doce) ou mais lúpulo (amarga), mas cerveja azeda cria outra dimensão em seu paladar.” — Thomas em Los Angeles

 

 

 

Deixe uma resposta