Por que a sua empresa sofre com a alta rotatividade de funcionários?

Entenda os principais motivos que contribuem para uma alta rotatividade de funcionários dentro da sua empresa e descubra como evitá-la!

Consultoria para contratar profissionais de RH 1

Contratar um novo funcionário não é uma tarefa simples e diversas organizações sofrem com essa questão.

Além disso, após a admissão, o novo colaborador pode não corresponder às expectativas. Dessa forma, a rotatividade de colaboradores torna-se mais alta. Entenda abaixo!

O mercado de trabalho

Um ponto de partida nesse caso é entender o mercado de trabalho. Isso porque, ele muda constantemente e muitos recrutadores insistem em utilizar as mesmas técnicas de anos atrás para continuar contratando pessoas, tornando assim os processos ultrapassados e menos eficientes.

É preciso estar atualizado e investir principalmente na gestão de pessoas, pois trabalhar atualmente não é apenas uma relação de emprego e salário. É muito mais do que isso.

Até por esses e outros motivos, muitas empresas atualmente investem em uma consultoria para contratar profissionais de RH com o objetivo de ter os profissionais mais qualificados para determinados cargos dentro da organização.

Quais os principais motivos da alta rotatividade?

Além do que foi explicado anteriormente em relação a contratação errada de um profissional, outros fatores estão ligados a alta rotatividade, como:

Ambiente hostil

Um funcionário que trabalha em um ambiente hostil e que ele não se sente bem, está propenso a sair da empresa. É importante que ele se sinta seguro e a vontade para trabalhar, não reprimido, acuado ou até mesmo humilhado.

Isso porque essas questões afetam diretamente a produtividade e a vontade do colaborador em não seguir trabalhando na empresa.

Liderança ruim

O líder precisa ajudar seus colaboradores, além de manter a equipe motivada. Agora se o chefe é autoritário e não trata os funcionários com respeito, eles sentem-se agredidos e principalmente desvalorizados, causando então uma alta rotatividade, pois as chances de irem procurar outras empresas que os valorizem é bem grande.

Rotina e falta de plano de carreira

Fazer a mesma coisa todos os dias pode se tornar maçante e consequentemente improdutivo. E, somado a esse fato, não oferecer um plano de carreira mostra que não há muita perspectiva de crescimento profissional dentro da empresa.

Assim, o resultado é novamente o desligamento de funcionários que irão buscar novas oportunidades de crescimento para carreira, com novos aprendizados e outras possibilidade de trabalho.

Dicas para evitar a alta rotatividade de colaboradores

  • Atente-se na hora de contratar;
  • Busque equiparar os salários com o mercado;
  • Realize treinamentos, desenvolvimento e reciclagem dos funcionários;
  • Pense em estratégias de benefícios e motivação
  • Faça pesquisa de clima;
  • Ofereça Benefícios;
  • Capriche na comunicação interna;
  • Valorize os profissionais que estão na empresa e demonstre como eles são importantes para o crescimento e desenvolvimento da organização.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here