Daniel Yourubá lança single “Odoyá”

1
64

Canção faz parte de um futuro álbum solo do violonista e cantor

O cantor e compositor Daniel Yourubá, lança dia 16 de agosto, o single ‘Odoyá’, um clipe de reggae romântico gravado em Bertioga, litoral norte de São Paulo, sob a direção de Junior Imigrante. Trata-se de uma canção pertencente ao futuro álbum autoral ‘Casulo’. “Faz referência a um momento da minha vida que passei muito tempo confinado. Minha mãe se tornou cadeirante e me tornei as pernas dela. Abri mão da minha vida social pra me dedicar aos seus cuidados. Nos intervalos que me sobravam comecei a compor”, explica Daniel.

“A gravação do videoclipe superou minhas expectativas. A música ‘Odoyá’ faz referência a Iemanjá, fala de um romance presenteado pelo mar, então por se tratar de um Orixá, e em determinado momento da música existir um romance, tivemos a preocupação de não faltar com o respeito”, explica.

O álbum que terá 11 faixas traz um misto de assuntos vivenciados pelo artista. “Há desde criticas sociais, como em ‘Ensinamento da Quebrada’, bem como também há uma canção que retrata o meu período de separação, a balada romântica ‘Trago Flores’. Já a canção “Bença Mãe” retrata um momento que minha Rainha ficou desenganada”.

É o próprio Daniel quem assina todas as composições, arranjos e melodias, que foram gravadas no estúdio Zoo37, com mixagem de Fábio Hataka e masterização de Fábio Gomes, do Hataka Studios. Tudo isso com apoio de Bruno Marcucci (teclados), Rafael da Costa (baixo), Muka Bras (bateria) André Mitsuoka (trombone), Edu Ferreira (trompete) e Carlos Café (percussão). A produção musical ficou por conta do genial Bruno Dupre, que já trabalhou com nomes como Rael, Msário e Emicida e Mano Browm. “Ele somou com sua vasta experiência, inserindo seu groove. Foi uma honra trabalhar com ele”.

Não é somente nas composições que fica claro a versatilidade do músico. Os ritmos do álbum também são bem variados, vão desde reggae a ritmos como samba, jazz e soul. A Produtora Django fica com o comando da produção executiva e artística.

A veia musical é de artista, sendo irmão do cantor Rael, filho do multi-instrumentista Zé Pernambuco e da Dona Efigênia, que sempre cantou na igreja. É o próprio cantor que explica o que o público pode esperar do atual projeto. “Muito sentimento, a realidade pela minha retina, o cotidiano que vivo e observo. Um misto de gêneros músicas. Um time de excelentes instrumentistas”, finaliza.

Mais sobre Daniel Yourubá

Daniel Yorubá é um cantor e compositor de world music e tem como principal característica a fusão da MPB com ritmos africanos, reggae, hip hop, R&B e dance-pop, dando origem a uma sonoridade bastante singular. Nascido e criado na periferia de São Paulo (BR), o músico faz da arte de compor um canal de discussão sobre questões sociais urgentes e reflete ainda assuntos transcendentais – colocando quase que sempre o ser feminino no cerne de suas composições e a figura materna como representante da força vital e do amor genuíno.

Filho da mineira Dona Efigênia, que cantava na igreja, e do multi-instrumentista Zé Pernambuco, as influências musicais de Yorubá vêm de berço. Porém, a sua relação com a música foi marcada por encontro e desencontros e o despertar para o talento musical se deu já em sua fase adulta, quando Daniel conheceu o músico “Kleber da Viola”, que o ensinou a tirar os primeiros sons no violão.

“Eu encaro como uma missão! Sou muito ligado à ancestralidade e ao povo africano.”, se auto define Yorubá. Sobre a mensagem impressa eu seu repertório, o músico explica que é algo que discorre naturalmente, como se fosse enviado pelo plano espiritual.

“Eu não tenho o hábito de ler, eu não assisto TV e não ouço rádio, mas escrevo sobre assuntos históricos e questões atuais, como em uma psicografia. Minhas armas são as palavras”, conclui.

O primeiro trabalho de estúdio de Yorubá ganhará as ruas no formato de DISCO, é quase que a versão musicada de seu diário pessoal. A maioria das canções foi composta nos últimos 5 anos quando Daniel se confinou em casa para se dedicar aos cuidados com a sua mãe. Porém, o que parecia ser o fim da carreira do artista, era, na verdade, um período de transformação. A experiência de se resguardar serviu como envoltório para blindar Yorubá de interferências externas enquanto ele amadurecia o seu lado artístico para então deixar o “casulo” e voar.

O músico conta ainda com composições interpretadas por grandes artistas como a faixa “Papo Reto” gravada com o seu irmão Rael e com o rapper Black Alien para os álbuns “Coisas do Meu Imaginário” e “Ao Vivo em SP”. “Suas raízes africanas conectadas com R&B , soul e reggae torna sua oralidade uma coisa única e ampla, acho que é só uma questão de tempo para conquistar ouvidos e corações ao redor do mundo”, comenta Rael.

O primeiro single desta nova fase de Daniel Yorubá é a romântica e melódica “Trago Flores”, lançada na versão acústica e que ganhou recentemente um videoclipe primoroso produzido pela Trator Filmes e dirigido por Rodrigo Zanchini.

 Trata-se de Daniel Yourubá, irmão do cantor Rael, que vêm com um álbum totalmente autoral chamado “Casulo”.

Os dois primeiros singles são Trago Flores e Odoyá.

2o. Single – Odoyá

1o. Single Videoclipe Trago Flores

Artigo anteriorApós The Voice Kids, Tita Stoll faz show em São Paulo dia 31 de agosto.
Proximo artigoVilla Blue Tree promove eventos sociais
Tania Voss
A jornalista Tania Voss tem 30 anos de carreira, trabalhou nos mais importantes veículos de comunicação do Brasil. Atua como repórter, editora, colunista social e assessora de imprensa. Notícias Populares, Folha de São Paulo, Popular da Tarde (Coluna do Gugu),Diário Popular, Jornal da Tarde, Revista Raça Brasil, Raça Visual, Cabelos, Antenada, Toda Teen, Revista Negro 100%, colunas em rádios e TVs, recebeu troféus e prêmios como revelação e destaque do ano, entre outros. Citação em livro-tese "O discurso da violência: as marcas da oralidade no jornalismo popular", por Ana Rosa Ferreira Dias Atualmente tem uma coluna musical no site cartão de visita do R7 e um blog Universo da Fama. Uma carreira totalmente ligada a área cultural, principalmente no meio artístico, em coberturas de festas, entrevistas, eventos sociais em geral, lançamentos e tudo mais. O glamour e os famosos fazem parte da vida e dia a dia da jornalista. Um luxo.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here