Os Erros Mais Comuns em Equipamentos Hidráulicos. Equipamentos hidráulicos precisam de certos cuidados para funcionar corretamente.

Por isso, veja neste artigo quais são erros mais comuns para você evitá-los!

Erros Mais Comuns em Equipamentos Hidráulicos

Os Erros Mais Comuns em Equipamentos Hidráulicos

Quem trabalha no setor hidráulico costuma observar e aprender com os erros e omissões que usuários cometem ao manter seus equipamentos.

Por isso, para que você possa evitá-los, confira a seguir os erros mais comuns em equipamentos hidráulicos!

Trocando o óleo

Existem apenas duas condições que exigem uma troca de óleo hidráulico: degradação do óleo base ou esgotamento do pacote de aditivos. 

Como existem muitas variáveis ​​que determinam a taxa na qual as degradações e aditivos de óleo são usados, trocar o óleo hidráulico com base nas horas de serviço, sem nenhuma referência às condições reais do óleo, é como atirar no escuro.

Dado o alto preço atual do petróleo, despejar o óleo que não precisa ser alterado é a última coisa que você deseja fazer. 

Por outro lado, se você continuar a operar com o óleo básico degradado ou com os aditivos esgotados, comprometerá a vida útil de todos os outros componentes do sistema hidráulico.

A única maneira de saber quando o óleo precisa ser trocado é através da análise de óleo .

Trocando os filtros

Uma situação semelhante se aplica aos filtros hidráulicos. Se você alterá-los com base no cronograma, será alterado muito cedo ou tarde demais. 

Se você trocá-las mais cedo, antes que toda a capacidade de retenção de sujeira seja consumida, você estará gastando dinheiro com trocas desnecessárias de filtros. 

Se você trocá-los tarde, depois que o filtro for acionado, o aumento de partículas no óleo reduzirá silenciosamente a vida útil de todos os componentes do sistema hidráulico – custando muito mais a longo prazo.

Portanto, a solução é trocar os filtros quando toda a capacidade de retenção de sujeira estiver esgotada, mas antes que a válvula de desvio se abra. 

Isso requer um mecanismo para monitorar a restrição ao fluxo (queda de pressão) através do elemento do filtro e alertá-lo quando esse ponto for atingido. 

Um indicador de entupimento é a forma mais grosseira deste dispositivo. Uma solução melhor é o monitoramento contínuo da queda de pressão no filtro.

Usando o óleo errado

Os Erros Mais Comuns em Equipamentos Hidráulicos

O óleo é o componente mais importante de qualquer sistema hidráulico. O óleo hidráulico não é apenas um lubrificante, é também o meio pelo qual a energia é transferida por todo o sistema hidráulico. 

É esse duplo papel que torna a viscosidade a propriedade mais importante do óleo, porque afeta o desempenho da máquina e a vida útil.

A viscosidade do óleo determina em grande parte as temperaturas máxima e mínima do óleo dentro das quais o sistema hidráulico pode operar com segurança. 

Se você usar óleo com uma viscosidade muito alta para o clima em que a máquina deve operar, o óleo não fluirá adequadamente nem será lubrificado adequadamente durante a partida a frio .

E se você usar óleo com uma viscosidade muito baixa para o clima prevalecente, ele não manterá a viscosidade mínima necessária e, portanto, a lubrificação adequada, nos dias mais quentes do ano.

Mas esse não é o fim. Dentro dos extremos admissíveis de viscosidade exigidos para uma lubrificação adequada, existe uma faixa de viscosidade mais estreita, na qual as perdas de energia são minimizadas. 

Logo, se a viscosidade do óleo operacional for maior que o ideal, mais energia será perdida pelo atrito do fluido. Se a viscosidade operacional for menor que o ideal, mais energia será perdida por atrito e vazamento interno.

Usar o óleo de viscosidade errada não apenas resulta em danos à lubrificação e falha prematura dos principais componentes, mas também aumenta o consumo de energia (diesel ou eletricidade) – duas coisas que você não deseja.

E apesar do que você possa pensar, você não obterá necessariamente o óleo de viscosidade correto seguindo cegamente as recomendações gerais do fabricante da máquina. 

Como você sabe se está usando o óleo hidráulico certo? Fornecendo informações adicionais sobre a escolha do óleo adequado.

Leia também Descoberta cidade de 5 mil anos em Israel

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here