Estado de São Paulo junto na Virada Inclusiva 1

Estado de São Paulo junto na Virada Inclusiva.  Virada Inclusiva” acontece em mais de 50 cidades do Estado


Com o tema #todosjuntos, evento tem mais de 300 atividades culturais e de lazer acessíveis em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, por meio do Memorial da Inclusão, realiza entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, a 10ª edição da “Virada Inclusiva” com mais de 300 atividades culturais, esportivas e de lazer em mais de 50 cidades do Estado de São Paulo.

A “Virada Inclusiva” é realizada no mês de dezembro em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente dia 3.

Com o tema “#todosjuntos”, o evento tem o objetivo de mobilizar a participação plena das pessoas com deficiência e promover o debate sobre os seus direitos culturais.

A programação colaborativa, gratuita e acessível do evento (confira atualizada abaixo) está repleta de atrações realizadas por uma rede de parceiros e colaboradores voluntários, órgãos governamentais, instituições e diversas inciativas da sociedade civil.

A abertura contou com a presença da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, a Secretária Nacional da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar e o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

“Todos que participam e vão participar da Virada Inclusiva, levem para fora que pessoa com deficiência é uma pessoa capaz de tudo.

É um ser humano completo.”, destacou a Secretária Célia Leão.

O espaço conta com apresentações artísticas, culturais, grupos de cultura popular, rodas de conversa, palestras, mostra de artesanato e culinária.

Um dos destaques do primeiro dia de ação fica por conta do show totalmente acessível da cantora Luiza Caspary, que conta com libras e estenotipia.

O encerramento do evento, no dia 3, contará com a apresentação da Banda de Seguranças do Metrô, no estacionamento da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

“Virada Inclusiva” esportiva


Estado de São Paulo junto na Virada Inclusiva 2

Ainda no Água Branca, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, será montada uma Arena Paralímpica.

A ideia da ação, realizada em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, é aproximar o paradesporto da sociedade.


A arena tem 96m², tem áreas específicas para experimentação sensorial das seguintes modalidades paralímpicas: basquete em cadeira de rodas, futebol de 5, atletismo, tênis de mesa e bocha.

Também no domingo, acontece uma caminhada que busca dar visibilidade ao tema e a data.

Intitulada “A paz é o caminho: caminhada pela vida”, a ação tem como ponto de partida a Praça Cívica do Memorial da América Latina e o percurso se encerra no Parque da Água Branca, onde outras atividades estarão acontecendo simultaneamente.

Programação dos principais destaques da “Virada”

30 de novembro a 1 de dezembro, às 20h

Arena Paralímpica CPB
Local: Parque Estadual da Água Branca
Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca, São Paulo – SP

1 de dezembro, às 11h

“A paz é o caminho: caminhada pela vida”

Ponto de concentração: Memorial da América Latina – Praça Cívica

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10

Destino: Parque da Água Branca

 

3 de dezembro, às 17h

Show Banda de Seguranças do Metrô
Local: Estacionamento da Secretaria
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10
Acesse toda a programação da Virada Inclusiva na Capital:
http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/Content/uploads/20191129163224_VIRADA%20INCLUSIVA%202019.pdf

 

Leia ainda  Sexualidade da mulher com deficiência

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here