Festa da Uva a bordo de charmosa locomotiva. Em época de Festa da Uva de Jundiaí, o Expresso Turístico funciona em mais de um dia no mês.

O charmoso passeio a bordo de locomotiva dos anos 50 tem embarque na estação da Luz e programação especial nos finais de semana do evento.

Festa da Uva a bodo de charmosa locomotiva
festa da uva, foto divulgação, namídia

Inclui traslado ao local das festividades e serviço de bordo com suco de uva e coxinha de queijo, patrimônio imaterial da cidade

O passeio do Expresso Turístico Jundiaí, promovido pela CPTM todo primeiro sábado do mês, parte da estação da Luz às 8h30, com retorno às 16h30.

Agora ganhou três novas datas para que os turistas possam aproveitar a 37ª Festa da Uva de Jundiaí a bordo da charmosa locomotiva dos anos 50 com duas opções de passeios promovidos pela empresa Mania de Jundiaí.

E acontecerá nos dias 18 e 25 de janeiro, e 01 de fevereiro, sempre com encontro às 8h, na Estação da Luz, e retorno da estação Jundiaí às 16h30.

Entre as opções, é possível escolher apenas o bilhete de ida e volta com o Expresso Turístico, ou optar pela versão completa, que inclui traslado, com serviço de bordo, com suco de uva e a famosa coxinha de queijo, considerada patrimônio imaterial de Jundiaí, e segue para passeio de degustação de uvas e vinhos em parreiral em propriedade rural.

Lá, os visitantes terão uma experiência de colheita de uva, e poderão conhecer um pouco mais da história da cidade e da uva Niágara Rosada.

festa da uva, foto divulgação, namídia

Uva tipicamente de Jundiaí, que surgiu como uma mutação genética natural entre as uvas Niágara e Niágara Branca, há 85 anos, dando origem a fruta e a tradição da festa da Uva.

Inclusive, a fruta segue em processo de reconhecimento de Indicação Geográfica, uma certificação internacional que garante a autenticidade da origem.

Ao final da visita, os turistas pagam pelas uvas colhidas no pé e as levam fresquinhas para casa.

Depois, a rota é conhecer a famosa Festa da Uva, onde os produtores rurais e restaurantes da cidade se reúnem para festejar a Uva Niágara Rosada.

A título de curiosidade, quando ela surgiu, quase foi motivo de grande tristeza para os agricultores, que não conseguiram vender suas uvas porque a cor não era a esperada pelos clientes.

Estavam quase perdendo todas as frutas, tendo que embarcar de volta nos trens do Rio de Janeiro para Jundiaí, quando um produtor teve a ideia de vende-las mais caras por serem uvas raras.

Desde aquele momento, as uvas foram todas vendidas e de lá para cá se tornaram tradição da cidade e não deixaram de existir pelas terras jundiaienses.

Nessa edição, além das tradicionais atrações gastronômicas como a coxinha de queijo, que já se tornou patrimônio imaterial de Jundiaí, suco de uva, pão de uva, geleias, compotas, e as massas, que são feitas artesanalmente pelos filhos e netos de imigrantes que mantém as tradições através dos restaurantes da região.

A Festa da Uva deste ano será dedicada ao resgate das tradições das brincadeiras infantis, com atividades para os pequenos como amarelinha, xadrez, entre muitas outras, através do Espaço Brincar.

Festa da Uva a bordo de charmosa locomotiva

Em paralelo, no mesmo espaço, acontece a 8ª Expo Vinhos.

Juntas, trazem várias atrações como leilão, premiações de uvas, vendas de artesanato, vinhos, licores, bebidas e produtos produzidos por agricultores da cidade.

Além de espaço infantil gratuito, cortejos e atrações circenses, workshops enogastronômicos e, também, a tradicional Cerimônia da Pisa da Uva, que acontecerá todos os dias sob o comando do Grupo Folklorístico Stella Bianca, voltado para a preservação, resgate e divulgação de danças e músicas das diversas regiões da Itália.

Durante toda a festa, vinte atores representarão a história do surgimento da uva niagara rosada, que é oriunda de Jundiaí e a protagonista da festa.

Serviço

Passeio Expresso Turístico Jundiaí
Dias: 18/01, 25/01 e 01/02
Encontro: 8h na Estação da Luz
Saída: 8h30 da Estação da Luz
Chegada em Jundiaí: 10h20
Embarque para SP: 16h30
Fim do roteiro: 18h30

Mania de Jundiaí –  www.maniadejundiai.com.br

Informações e vendas de bilhete: (11) 98673-4020/ (11) 97351-4359/ (11) 96852-2364

Ingressos:

R$50,00 – Expresso Turístico – ida e volta

R$150,00 – Expresso Turístico + traslado com serviço de bordo + passeio nos parreirais com degustação de uvas, vinhos e colha e pague + Festa da Uva e retorno a São Paulo

Festa de Uva

A 37ª Festa da Uva e 8ª Expo Vinhos é uma realização da Prefeitura, por meio das Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT)

Dias: 16, 17, 18, 19, 24, 25,26 e 31 de janeiro / 1 e 2 de fevereiro

Horários: Quinta-feira (16) – às 18 h / Sextas-feiras – das 18h às 22h /

Sábados – das 10h às 22h / Domingos – das 10h às 21h

Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva – Av. Jundiaí s/n

Informações pelo telefone (11) 4589-8580 ou pelo site https://festadauva.jundiai.sp.gov.br/.

@festadauvajundiai

Entrada gratuita

Ação solidária: Doe 1 quilo de alimento não perecível

Festa da Uva a bordo de charmosa locomotiva

Leia ainda Pelé Milflows em parceria com Felp22 e Mirele

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here