‘Festina Lente – Apressa-te lentamente’. No século 21, o que é ser mulher e ter mais de 50 anos?

Transitar na década dos 50 aos 60 nos dias de hoje é somar a experiência já construída às novas possibilidades de um futuro ampliado.

“Qual a pergunta mais importante que você se fez no último ano e por que ela é importante?”

‘Festina Lente – Apressa-te lentamente’

Esse foi o gatilho para a reflexão de 66 mulheres entre 49 e 59 anos que resultou  em um painel de sentimentos, angústias, dúvidas e desejos que são a base de ‘Festina Lente – Apressa-te lentamente’, escrito a quatro mãos pela escritora, poeta e socióloga Ana Cristina Leonardos e pela psicóloga, escritora e fotógrafa Martha Estima Scodro.

O livro fala dos tempos e ritmos da mulher que atravessa os seus 50 anos.  Sugere que ela deve apressar o passo para se conhecer melhor; e então, com vagar, redefinir e priorizar suas ações, caminhos, novas carreiras e atividades, e o que mais desejar projetar para si e realizar.  Afinal, hoje temos mais tempo – descreve Ana Cristina.

Caloroso, pessoal e distante da linguagem acadêmica, o livro – ilustrado com rara sensibilidade por Lucia Moretzsohn – trafega com leveza no tema, mas sempre com o suporte de filósofos, historiadores, psicanalistas. Literatura e poesia estão presentes o tempo inteiro, oferecendo a indispensável síntese artística e perceptiva.

‘Festina Lente – Apressa-te lentamente’ levanta cinco (5) grandes temáticas a partir das questões colocadas pelas mulheres.

Chamados de “hastags aos 50”, os temas destacados são: Conexão Interna, Balanço de Vida, Em Movimento, Busca Espiritual e Projeções.  

Nosso livro é ao mesmo tempo um ensaio e uma conversa com os leitores, vivendo e expressando temores, embates e desafios.

Esse momento é repleto de preocupações pela consciência do tempo cronológico, finito, e é riquíssimo também.

Um desafio renovado em direção a novos aprendizados e realizações. Os 50 anos são, em muitos casos, o início de uma nova fase, em que antigas situações têm fechamentos e novas questões se apresentam.

É onde a vida tem a chance de se reorganizar. Nossa bagagem existe, é parte de nós de maneira inegável e proveitosa.

E podemos olhar para a frente, continuar realizando, com prazer e consciência, explica Martha.

Ana Cristina Leonardos

É licenciada em Letras (PUC-RJ, 1983), possui M.A. em Sociologia (Stanford University, 1986) e PhD em Ciências Sociais aplicadas à Educação (Stanford University, 1990); pesquisadora autônoma, escritora e poeta.

Autora de ‘Porto Breve’ (2003), ‘Tempo Outro’ (2014), coletâneas de poemas e de ‘Longe – memórias de um Líbano recente’ (2007), uma autoficção. 

Em ‘Festina Lente – Apressa-te lentamente’ (2019), ensaio escrito em parceria com a psicóloga Martha Estima Scodro, debruçou-se sobre a temática feminina para trazer à tona alguns desafios da travessia da meia idade no século XXI.

Martha Estima Scodro

É psicóloga, (UFRJ, 1983), terapeuta de família (ITF/RJ, 1997), especialista em Psicologia do Trabalho e Projetos Sociais (PUC-RJ, 2004), escritora e fotógrafa. Publicou uma coletânea de contos “Rio 7×7” (2014), “A flor da Pele” (2016), um livro-objeto de fotos de sua autoria e vencedor do Prêmio Bornancini de Design Gráfico.

É autora de Conselheira do Athena Center for Leadership da Barnard University em NY, dedicado ao estudo, desenvolvimento e apoio a jovens mulheres. 

Em ‘Festina Lente – Apressa-te lentamente’ (2019), escrito em parceria com a socióloga/educadora Ana Cristina Leonardos, amplia seu interesse sobre a temática da mulher com foco na meia idade feminina e suas implicações.

Serviço

‘Festina Lente – apressa-te lentamente’ de Martha Estima Scodro e Ana Cristina Leonardos.

Editora: Autografia

Preço: R$ 38,00

Ilustrações: Lucia Moretzsohn

Facebook/aos50cinquenta/

Instagram: aos50cinquenta

Email: [email protected]

Site: aos50.com.br

Valor sugerido R$ 38,00

O livro está à venda nas Livrarias Cultura e Travessa podendo ser adquirido também pelas plataformas:

http://digitalizabrasil.com.br/e-books/festina-lente

https://www.amazon.com.br/Festina-lente-Ana-Cristina-Leonardos-ebook/dp/B07WRT2LYR

https://www.google.com/amp/s/m.travessa.com.br/produtoAmp.aspx%3Fcodartigo%3D1e79968b-801e-45f5-ae17-16299a8251d6

Lançamento e noite de autógrafos

Dia 12 de dezembro às 19h

Livraria Cultura – Shopping Iguatemi – Av Brig. Faria Lima, 2232

Leia ainda Monalisas Brasileiras homenageia Da Vinci

 

 

 

Artigo anterior5 atitudes para melhorar o ponto focal da sala
Proximo artigoLufthansa Group forma jovens de Guarulhos
Tania Voss
A jornalista Tania Voss tem 30 anos de carreira, trabalhou nos mais importantes veículos de comunicação do Brasil. Atua como repórter, editora, colunista social e assessora de imprensa. Notícias Populares, Folha de São Paulo, Popular da Tarde (Coluna do Gugu),Diário Popular, Jornal da Tarde, Revista Raça Brasil, Raça Visual, Cabelos, Antenada, Toda Teen, Revista Negro 100%, colunas em rádios e TVs, recebeu troféus e prêmios como revelação e destaque do ano, entre outros. Citação em livro-tese "O discurso da violência: as marcas da oralidade no jornalismo popular", por Ana Rosa Ferreira Dias Atualmente tem uma coluna musical no site cartão de visita do R7 e um blog Universo da Fama. Uma carreira totalmente ligada a área cultural, principalmente no meio artístico, em coberturas de festas, entrevistas, eventos sociais em geral, lançamentos e tudo mais. O glamour e os famosos fazem parte da vida e dia a dia da jornalista. Um luxo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here