Hospital de Câncer de Barretos em uma História de Amor

Na década de 1960, o único centro especializado para tratamento de câncer situava-se na capital do estado de São Paulo e

0
930

Hospital de Amor, anteriormente conhecido como Hospital de Câncer de Barretos

É uma instituição de saúde filantrópica brasileira especializada no tratamento e prevenção de câncer com sede em Barretos, São Paulo.

UMA HISTÓRIA DE AMOR

Na década de 1960, o único centro especializado para tratamento de câncer situava-se na capital do estado de São Paulo e os pacientes que apareciam no Hospital São Judas de Barretos com a doença, eram, em sua maioria, previdenciários de baixa renda, com alto índice de analfabetismo.

Por isso, tinham dificuldades de buscar tratamento na capital, por falta de recursos, receio das grandes cidades, além da imprevisibilidade de vaga para internação.

  • Hospital de Câncer de Barretos em uma História de Amor

FUNDAÇÃO PIO XII

Em 27 de novembro de 1967, foi instituída a Fundação Pio XII e, conforme memorando 234, de 21 de maio de 1968, assinado pelo Dr. Décio Pacheco Pedroso, diretor do INPS, passou a atender pacientes portadores de câncer.

Este pequeno Hospital contava com apenas quatro médicos: Dr. Paulo Prata, Dra. Scylla Duarte Prata, Dr. Miguel Gonçalves e Dr. Domingos Boldrini. Eles trabalhavam em tempo integral, dedicação exclusiva, caixa único e tratamento personalizado. Filosofia de trabalho que promoveu o crescimento da Instituição.

Devido à grande demanda de pacientes e ao velho e pequeno hospital não comportar todo crescimento, o Dr. Paulo Prata, idealizador e fundador, recebeu a doação de uma área na periferia da cidade e propôs a construção de um novo Hospital que pudesse responder às crescentes necessidades.

  • Hospital de Câncer de Barretos em uma História de Amor

No ano de 1989, Henrique Prata, filho do casal de médicos fundadores do hospital, abraça a ideia do pai e com a ajuda de fazendeiros da cidade e da região realiza mais uma parte do projeto. O pavilhão Antenor Duarte Villela, onde, hoje, funciona uma parte dos dos ambulatórios do novo hospital, é inaugurado em 6 de dezembro de 1991.

Dando sequência ao projeto, que vem ganhando grandes proporções com a ajuda da comunidade, de artistas, da iniciativa privada e com a participação financeira governamental, outras áreas do hospital estão sendo construídas para atender, gratuitamente, os pacientes com câncer que chegam até nós.

  • Hospital de Câncer de Barretos em uma História de Amor

Uma maneira que o hospital encontrou de homenagear estas pessoas que contribuem com esta causa é colocar nos pavilhões os nomes dos artistas.

Para realizar o primeiro agendamento de consulta no Hospital de Amor, são necessários os seguintes documentos:

  • Encaminhamento médico;
  • Cópia de biópsia;
  • Exames realizados;
  • Cartão SUS;
  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência

OBSERVAÇÕES

É necessário que os exames confirmem os casos de tumores malignos para iniciar o atendimento. O Hospital de Amor atende exclusivamente aos pacientes oncológicos e não pacientes acometidos por outras doenças.

Os documentos citados devem ser enviados para o e-mail: [email protected] ou para o fax (17) 3321-6600 – ramal 6715.

Depois do envio, é necessário confirmar o recebimento no ramal 6882.

No prazo de 5 dias, é preciso retornar contato pelo telefone: (17) 3321-6600 (ramais 6715 ou 6882) para verificar a resposta da triagem.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o setor de agendamento: (17) 3321-6600 (ramais 6715 ou 6882)

EndereçoR. Antenor Duarte Viléla, 1331 – Dr. Paulo Prata, Barretos – SP, 14784-400

SERVIÇO

Horário de atendimento do Hospital: Aberto 24 horas
Fundação27 de novembro de 1967 (50 anos) (Fundação Pio XII)
Nome completoHospital do Câncer de Barretos
FinanciamentoPúblico e privado

Se houver qualquer outra dúvida, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]

@Promova Sentimento

Leia também: Campanha Outubro Rosa e a fé me curou

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here