Jaqueta de couro: o coringa do guarda-roupa masculino. Muitos homens dizem não ligar muito para a roupa, mas a verdade é que eles também têm vários estilos para se vestir.

Pode ser o mais básico ou o mais moderno, os homens também sentem uma melhora na autoestima quando vestem um bom par de jeans ou uma jaqueta de couro estilosa.

E a jaqueta com esse tecido é um dos grandes curingas do guarda-roupas masculino. Quer saber mais? Então, fique atento às dicas a seguir.

O uso do couro

O couro talvez seja um dos tecidos mais antigos que a Humanidade usa. Isso porque a pele dos diferentes animais sempre foi um bom isolante térmico. 

Talvez, uns dos primeiros grupos humanos que tenha se valido do couro seja mesmo os famosos homens da caverna. Na caça de animais, além de comida, eles obtinham também proteção contra o sol e o frio.

Couro sintético

Por pressão de diversas ONG’s de direitos animais, a indústria têxtil e as grandes grifes do mundo têm abolido o uso do couro de animais e, por isso, é cada vez mais comum encontrarmos artigos no chamado couro sintético e ecológico, que imitam a textura e o caimento do couro de origem animal.

Jaqueta de couro

Segundo alguns historiadores, a primeira jaqueta de couro surgiu depois da Primeira Guerra Mundial. Os criadores da peça foram os famosos irmãos Schott: Irving e Jack.

Primeiramente, eles adaptaram uma peça e colocaram um item indispensável para todos os modelos subsequentes, o zíper. Depois, Irving Schott criou a famosa Perfecto motorcycle jacket (jaqueta de motoqueiro Perfecto). O nome Perfecto surgiu em homenagem ao cigarro preferido do designer. 

Feita de couro de cavalo, esse modelo motoqueiro tinha um cinto frontal, bolsos em D, além do zíper. Os roqueiros do Ramones, por exemplo, usaram esse modelo como uma espécie de uniforme da banda.

Com o passar dos anos, os irmãos Schott foram criando novos modelos, que recebiam números, como a 613 e a 618, por exemplo.

A 618, por exemplo, ficou muito famosa por causa de The Wild One (O Selvagem), filme hollywoodiano estrelado por Marlon Brando. Como era um filme sobre motociclistas fora da lei, a jaqueta ficou instantaneamente associada à imagem do bad boy

Jaqueta de couro: o coringa do guarda-roupa masculino

Por que usar a jaqueta de couro

A jaqueta de couro pode ser facilmente adotada pelos homens para as mais diversas ocasiões, desde o dia a dia de trabalho, por exemplo, até as situações mais formais. Ou seja, ela é uma peça curinga de qualquer guarda-roupas masculino, independentemente do estilo.

Diferentes modelos de jaqueta

É legal que o homem observe que há alguns modelos tradicionais de jaqueta, como a motociclista, sobre a qual já falamos. Mas há também a do tipo aviador, cujos bolsos são maiores que a de motociclista. Ela faz mais o estilo bomber.

Há também o modelo corredor que tem uma gola mais discreta e bolsos igualmente menores.

Reparar nessas pequenas diferenças é importante porque cada uma gera uma silhueta específica. As de motoqueiro, por exemplo, são mais acinturadas, já as de aviador costumam ter golas mais volumosas, o que chama a atenção para a parte do pescoço.

A cor também pode variar bastante, embora os modelos de couro preto sejam os mais tradicionais para o caso dos homens.

Como e quando usar a jaqueta de couro

A jaqueta de couro é uma peça super versátil, isto é, ela combina com qualquer tipo de roupa. É claro que o visual mais clássico é mesmo com a calça jeans, mas ela também pode ser adotada com outros tecidos, inclusive o linho.

Para o trabalho ou para o dia a dia

Quer estilo e sofisticação? Então, a jaqueta de couro e a calça jeans são o combo perfeito. No ambiente de trabalho ou no dia a dia, é legal usar tons mais escuros mesmo, como o preto e, neste caso, você pode usar um look all black com calça e jaqueta pretas.

Você pode combiná-los com uma camisa mais social para quebrar com o ar muito esportivo.

Também é possível usar a jaqueta de couro com calças de linho. Neste caso, prefira os tons mais neutros. Se estiver mais frio, você pode colocar um colete do mesmo tecido da calça, por exemplo, e a jaqueta por cima. Isso garante um look mais estiloso e contemporâneo.

Nos pés, cai bem um tênis mais esportivo ou mesmo um sapato.

Viu só como a jaqueta de couro masculina é um elemento moderno e fashion?

Leia também:Quer estudar nos Estados Unidos? Veja dicas de como fazer

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here