Mais autonomia para os deficientes visuais. Mais Autonomia traz ao Brasil a WeWALK, bengala inovadora que permite mais independência às pessoas com deficiência visual

Solução, lançada essa semana no país, já revoluciona a vida de pessoas cegas nos Estado Unidos, Reino Unido, Japão e Alemanha, entre outros

A Mais Autonomia Tecnologia Assistiva lançou nesta semana, durante a terceira edição da feira Cidade da Inclusão – Universo PCD, a bengala WeWALK Smart Cane, um equipamento revolucionário que leva qualidade de vida às pessoas cegas e com deficiência visual.

A tecnologia foi criada por Kursat Ceylan, que é cego desde seu nascimento e se dedica há quase dez anos à engenharia de projetos inovadores para deficientes visuais.

Kursat fundou, junto com Sadik Unlu, empreendedor que ocupou durante três anos a presidência da Young Guru Academy (YGA), a WeWALK Tech Co, companhia desenvolvedora da bengala.

Mais autonomia para os deficientes visuais

Em 2012, após importantes conquistas, como a navegação interna, utilizada para encontrar objetos em casas ou escritórios, e um sistema de descrição, em áudio, de filmes exibidos nos cinemas, Kursat decidiu que queria fazer mais pela comunidade cega.

Decidiu organizar um hackathon para tecnologias voltadas a auxiliar deficientes visuais e escolheu, como projeto vencedor, a bengala inteligente WeWALK.

O desenvolvimento durou três anos e, patrocinado por uma campanha de crowdfunding, a solução pode ser lançada em mais de 20 países, como Estado Unidos, Reino Unido, Japão e Alemanha.

Mais autonomia para os deficientes visuais

Com sensores ultrassônicos, a bengala WeWALK foi pensada especificamente para o dia a dia das pessoas com deficiências visuais.

Ela alerta o usuário, por meio de vibrações em sua alça, sobre obstáculos inesperados na altura do peito e da cabeça, obstruções no caminho e vias estruturais de ruas e calçadas, por exemplo.

Se conectada a um smartphone, via bluetooth, pode ser integrada ao Google Maps ou a softwares de assistência de voz para compreender os arredores e orientar sobre lojas, restaurantes, farmácias ou qualquer conveniência próxima. Mais que uma tecnologia, a WeWALK é um movimento social.

“Com um significado especial, a WeWALK Smart Cane proporciona uma vida mais facilitada e independente aos deficientes visuais e possibilita que muitos deles, pela primeira vez, voltem para casa sem ter batido em algum obstáculo ao longo de seu caminho”, conta Doron Sadka, diretor da Mais Autonomia, representante exclusivo da WeWALK no Brasil.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, há mais de 250 milhões de pessoas com deficiência visual em todo o mundo.

“Atualmente, falamos muito de carros voadores e de alta tecnologia, mas as cidades do futuro devem estar conectadas para atender a todos e a tecnologia vale muito mais a pena quando privilegia a acessibilidade e inclusão por igual.

Queremos ajudar a transformar a vida de pessoas portadoras de diferentes tipos de deficiências, sejam elas sensoriais ou de locomoção.

Isso, sim, é um avanço a ser comemorado”, conta o fundador Kursat Ceylan, que estará no Brasil para o lançamento da WeWALK.

Mais autonomia para os deficientes visuais

A Mais Autonomia também representa oficialmente no Brasil o OrCam My Eye, um dispositivo vestível intuitivo, que possui câmera projetada para oferecer mais independência às pessoas com deficiência visual.

Com tecnologia avançada, o OrCam My Eye reconhece o rosto de pessoas e auxilia o usuário a identificar quem está ao seu redor, gerando mais sociabilidade e maior independência.

Além disso, o aparelho fotografa, escaneia e transforma textos em áudio imediatamente, permitindo ao usuário ter autonomia para ler uma revista, livro ou jornal, placas de rua, cardápios de restaurantes, nomes de lojas e mensagens do celular, por exemplo.

Mais informações sobre a WeWALK Smart Cane estão disponíveis no site www.maisautonomia.com.br

Sobre a WeWALK Tech Co e a WeWALK Smart Cane

A WeWALK Tech Co foi fundada conjuntamente por Sadik Unlu, empreendedor que ocupou por três anos a presidência da Young Guru Academy (YGA), e por Kursat Ceylan, que se dedica há quase dez anos à engenharia de projetos inovadores para deficientes visuais e desenvolveu importantes conquistas, como a navegação interna, utilizada para encontrar objetos em casas ou escritórios, e um sistema de descrição, em áudio, de filmes exibidos nos cinemas.

Em 2012 queriam fazer mais pela comunidade cega e decidiram organizar um hackathon para tecnologias voltadas a auxiliar deficientes visuais.

O projeto de bengala inteligente WeWALK foi o escolhido e seu desenvolvimento durou três anos.

Após uma campanha de crowdfunding, conseguiram lançar o produto.

Com um significado especial, a WeWALK Smart Cane proporciona uma vida mais facilitada e independente aos deficientes visuais e possibilita que muitos deles, pela primeira vez, voltem para casa sem ter batido em algum obstáculo ao longo de seu caminho. Mais que uma tecnologia, a WeWALK é um movimento social.

Sobre a Mais Autonomia

A Mais Autonomia Tecnologia Assistiva é a representante exclusiva da WeWALK Smart Cane no Brasil.

Focada em proporcionar mais independência às pessoas com deficiência visual, a empresa já vende com exclusividade o Orcam My Eye, revolucionário dispositivo vestível de visão artificial.

Ambos os produtos podem ser financiados em até 60 vezes pela linha de crédito do Governo Federal para tecnologias assistivas.

www.maisautonomia.com.br

Leia ainda  10 lugares mais procurados para o Ano-Novo

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here