Materiais Elétricos Para Casa. Os materiais elétricos são itens de grande importância para uma casa e, seja para uma construção ou reforma, existem certos materiais que você precisa ter!

Materiais Elétricos Para Casa: O Que Você Precisa e Por Que

Seja para uma construção ou para uma reforma, existem certos materiais elétricos que você precisa ter em sua casa, como tomadas, cabos, fios, disjuntores, interruptores, etc. 

Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre esses e outros materiais importantes para um sistema elétrico residencial.

Continue acompanhando o artigo para saber mais!

Materiais elétricos

Nem todo mundo sabe ou entende a respeito de materiais elétricos. E tudo bem, afinal, nem todo mundo é especialista no assunto.

Entretanto, ter esse conhecimento, principalmente por causa de reformas e construções, é importante.

E por que? Porque dessa forma, é possível compreender as funções dos materiais, bem como as opções e marcas disponíveis no mercado.

Assim, você fará escolhas melhores e mais conscientes, conseguindo, inclusive, economizar na hora da compra.

Materiais Elétricos Para Casa

Materiais Elétricos Para Casa

Então, o que você precisa ter e por que?

Tomadas

As tomadas são itens que temos contato direto, todos os dias, seja para ligar a televisão, o computador, o microondas, a geladeira, carregar o celular, jogar vídeo game e por aí vai.

Por isso, elas são essenciais em qualquer projeto elétrico. Na cozinha, por exemplo, recomenda-se o uso de tomadas de 20 amperes, já no quarto, 10 amperes. Pesquise e atente-se a esses detalhes.

Cabos e fios

Os cabos e fios são materiais importantes para instalações elétricas, pois são eles que farão a condução da eletricidade com segurança em sua residência.

No mercado, você pode encontrá-los em dois tipos: flexíveis ou rígidos. 

Disjuntor

O disjuntor é um dispositivo que tem basicamente como função proteger a instalação elétrica e seus equipamentos. Ele protege contra sobrecarga e curto-circuitos.

Neste item, é interessante considerar informações sobre a estrutura da casa, os cabos que compõem a rede e os aparelhos que serão utilizados, pois assim será mais fácil escolher o disjuntor correto. Unipolar, bipolar, tripolar, 110v, 220v…

Lâmpadas, luminárias e lustres

Estes materiais fazem parte da rotina em qualquer lar e servem para iluminar ambientes, cômodos e espaços.

O mais importante aqui é avaliar a potência, o tipo e o formato que você irá comprar. As de LED são geralmente as recomendadas, pois são eficientes, possuem uma ótima durabilidade e são mais econômicas.

Além disso, a elaboração de um projeto luminotécnico faz-se necessária nesse contexto, pois auxilia para melhores escolhas e usos de iluminação, de modo a aproveitar o ambiente e também a decoração.

Interruptores

Em qualquer cômodo da sua casa haverá interruptores, seja para ligar ou desligar a energia. Nesse caso, existem diversas marcas e modelos para você escolher. 

Interruptores simples, intermediários, paralelos, dimmer… opte por aqueles que combinem com a sua residência e que estejam de acordo com a decoração de cada ambiente.

Eletrodutos e tubos

Outros itens importantes para um sistema elétrico residencial são os eletrodutos (popularmente conhecidos como conduítes) e os tubos, pois eles ajudam a evitar, por exemplo, choques e incêndios, e protegem a fiação da sua casa.

Fita isolante

Por fim, a fita isolante, que é um item barato, simples e útil para você ter em casa. Ela é ideal para isolar os fios elétricos com mais segurança. Comumente utilizada em instalações de chuveiro.

Agora você já está por dentro de quais materiais elétricos precisa ter em sua casa! E lembre-se: compre produtos de qualidade, que sejam recomendados por outras pessoas, afinal, o “barato pode sair caro”.

Leia ainda Karina Michel Feld e seus projetos para 2020



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here