Mineração sustentável na região amazônica. Na manhã desta quarta-feira (22), o CEO da Sam Group, Diego Hidalgo, visita em Brasília a Agência nacional de mineração do Brasil.

A visita busca discutir os processos de aprovação da mineração sustentável na região amazônica.

A mineração, que é responsável por cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil e é equivalente a um quinto de tudo que é exportado pelo país, hoje emprega mais de 2,6 milhões de pessoas direta e indiretamente.

Diante disso, a mineração sustentável encontrou o espaço aberto para o desenvolvimento no Brasil.

A crescente valorização dos minerais como reserva dos países, aumentou a busca por fontes sustentáveis de diversas substâncias de minerais, ampliou o cenário de oportunidades e a segurança para que haja mais investimento. Com isso, a Sam Group iniciou seu investimento no setor.

Sobre a Sam Group

O Sam Group é uma empresa nacional criada por um amazonense, que visa a mineração simples, o ambiental, a estruturação do trabalho e o engrandecimento do País.

No mercado desde 2007, a empresa se destaca na pesquisa de desenvolvimento da mineração sustentável e com isso vem crescendo no mercado.

No momento, a SG tem buscado se desenvolver ainda mais mundialmente com a abertura de filiais mundo a fora, tudo isso com o intuito de dar ainda mais suporte a mineração sustentável na Amazônia, no Brasil e no mundo. 

Cientes do desenvolvimento da Amazônia, a Sam Group reafirma que trata a questão com muito respeito.

“A Sam Group enxerga com muito respeito que os povos da floresta apenas querem ter direitos das riquezas deixadas pelos antigos, nessas riquezas estão: a terra, a água limpa, as suas crianças felizes.

Entendemos que tudo que se destroem abaixo do solo, tudo que estiver acima sofrerá esses impactos diretamente.

Não desejamos que o modo de vida dos povos da floresta seja ameaçado pela mineração.”

Para o diretor de recursos e engenharia da Sam Group, Maurício Bachert,  a crescente valorização dos minerais, como reserva dos países, ampliou a busca por fontes sustentáveis de diversas substâncias minerais e vem ampliando o cenário de oportunidades e a segurança para os investimentos no Setor.

À frente nesse aspecto, a região norte do Brasil é conhecida pela ocorrência dos mais diversos minerais entre as quais está relacionado o ouro, diamante, tântalo, Nióbio.

Com isso, o diretor ressalta que o que o projeto Mineração SAM-AM, se apresenta como uma nova solução mundial.

Mineração sustentável na região amazônica

Mineração sustentável na região amazônica

“O Grupo Sam, estuda maneiras, desenvolve e aplica alternativas para o aproveitamento dos rejeitos provenientes do beneficiamento da mineração e decidiu devido ao alto índice de procuras e aumentos tecnológicos, iniciar a atuação no setor, requerendo junto ao DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) o direito de pesquisar áreas com histórico de ocorrências minerais’, ressalta o diretor.

A Sam Group ressalta ainda, que de acordo com seu conteúdo, os rejeitos se tornam matéria-prima para outros setores produtivos.

A empresa destaca por fim, que como destino dos rejeitos, pode-se ter a produção de ladrilhos hidráulicos, blocos pré moldados, artefatos cerâmicos, sais férricos, dentre outros produtos, mostrando assim soluções mais sustentáveis.

Leia ainda Prêmio São Sebastião de Cultura no Rio de Janeiro

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here