CEO da Pandora e o empoderamento feminino

0
58
Rachel Maia, CEO da Pandora-na midia-uiara zagolin
Rachel Maia, CEO da Pandora-na midia-uiara zagolin
Rachel Maia, CEO da Pandora

Rachel Maia, CEO da Pandora fala sobre empoderamento feminino

Empoderamento feminino, diversidade, autenticidade e realização pela competência foram temas abordados por Rachel Maia, CEO da Pandora durante palestra no Latam Retail Show 2017. Na palestra, Rachel destacou que 15%dos cargos executivos no Brasil são ocupados por mulheres e, destes, apenas 1% por mulheres negras.

Emponderamento Feminino

O termo empoderamento muitas vezes é mal interpretado. Por vezes é entendido como algo individual ou a tomada de poder para se perpetuarem as opressões. Para o feminismo negro, empoderamento possui um significado coletivo. Trata-se de empoderar a si e aos outros e colocar as mulheres como sujeitos ativos de mudança.

Como diz bell hooks (nascida Gloria Watkins e que adotou o nome de sua bisavó e pede que o usem assim em minúsculo), o empoderamento diz respeito a mudanças sociais numa perspectiva antirracista, antielitista e antissexista por meio das mudanças das instituições sociais e consciência individuais.

Para hooks é necessário criar estratégias de empoderamento no cotidiano, em nossas experiências habituais no sentido de reivindicar nosso direito à humanidade.

Logo, o empoderamento sob essa perspectiva significa o comprometimento com a luta pela equidade. Não é a causa de um indivíduo de forma isolada, mas como ele promove o fortalecimento de outras mulheres com o objetivo de alcançar uma sociedade mais justa para as mulheres.
É perceber que uma conquista individual de uma mulher não pode estar descolada da análise política.

Deixe uma resposta