Montevidéu: 3ª melhor cidade da América Latina para se viver

0
564
Montevideo-na midia-uiara zagolin

Montevidéu: 3ª melhor cidade da América Latina para se viver.   Oferece estabilidade econômica, qualidade das instituições públicas e privadas, infraestrutura e saúde segundo estudo da britânica The Economist

 De acordo com estudo realizado pela revista britânica The Economist, Montevidéué a terceira melhor cidade para se viver na América Latina recebendo 79,1 pontos de um limite de 100 estabelecidos pelo veículo de comunicação, a frente está Buenos Aires, liderando o ranking com 82,4 e Santiago de Chile em segundo com 80,7.

O estudo se baseou em itens como estabilidade econômica, qualidade das instituições públicas e privadas, meio ambiente, educação, infraestrutura e saúde. A pesquisa também afirma que 98 de 140 cidades pesquisadas tiveram uma queda em sua classificação de “habitabilidade” desde 2007. No entanto, o último índice anual mostra um aumento significativo na vida geral pela primeira vez em dez anos.

Montevidéu – ou Montevideo, na língua original – é a maior cidade do Uruguai, um país pequeno mas que dá o que falar e que tem ótimos destinos turísticos. O passado histórico e a qualidade de vida são grandes atributos da capital uruguaia, que difere de inúmeras outras cidades da América do Sul, a começar pela educação no trânsito e pela limpeza nas ruas.

Arborizada e tranquila, a capital uruguaia é perfeita para caminhar. Seja num passeio para tomar sol na Rambla – a avenida costeira – enquanto se observa o movimento da água no Rio da Prata (que muito se parece com o mar, é verdade!), ou numa caminhada pelo centro histórico, a sensação de estar numa cidade notável, onde o antigo e o moderno caminham de mãos dadas, é onipresente.

A Plaza Independencia, ponto inicial de qualquer passeio pelo centro, é simplesmente um lugar obrigatório para se conhecer. Caminhe sem receio e deixe-se encantar pela arquitetura antiga da Ciudad Vieja – tire muitas fotos no Teatro Solís e na Puerta de la Ciudadela, um portal que restou da época colonial, quando a cidade ainda tinha um muro de proteção. Ande pela 18 de Julho observando edifícios antigos e árvores suntuosas, sentindo a atmosfera viva da cidade.

Montevidéu é casa do Peñarol e de Pepe Mujica – o presidente que anda num fusca -, além de ser também uma cidade perfeita para apreciar uma boa culinária. Como não voltar para casa apaixonado pela parrilla do Mercado del Puerto, pelos alfajores nacionais e pela cremosidade do dulce de leche uruguaio?

Pacata e charmosa, geladinha e encantadora – assim é Montevidéu, uma capital com gostinho de interior.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here