O transporte de cargas é um setor muito importante e conhecido, mas você sabe quais são principais medidas para evitar danos? Descubra agora!

O transporte de cargas é um segmento que envolve muitos riscos. Os tipos de problemas mais comuns estão ligados à coisas mais “simples”, como as dificuldades das estradas ou danos às cargas, até as mais complicadas como os casos de roubo e furto.

Felizmente existem algumas medidas que, ao serem tomadas, podem reduzir tais problemas e evitar possíveis danos às mercadorias que estão em transporte.

Ter um seguro de carga, por exemplo, já ajuda muito, mas alguns hábitos também contribuem para evitar maiores dores de cabeça. Veja!

Como evitar danos no transporte de cargas? 

No artigo de hoje você confere algumas dessas medidas que podem reduzir e evitar as chances de colocar as suas cargas em riscos. Confira!

Planejamento 

Ter um bom planejamento pode otimizar o transporte de carga em vários sentidos, uma vez que, por exemplo, se a equipe sabe o horário exato em que o caminhão ou veículo de transporte precisa sair, ela poderá se programar para realizar o embarque no tempo correto, evitando que o mesmo seja feito em cima da hora e às pressas, colocando a mercadoria em risco.

O planejamento também poderá ajudar na melhor disposição e organização dos produtos, pois assim será mais fácil de separar quais materiais são mais pesados e quais são mais leves, sem correr o risco de colocar algo mais sólido sobre algo mais frágil.

O Que Fazer Para Evitar Danos no transporte de cargas?

Embalagens 

As embalagens são cruciais para manter a carga protegida. Por isso devem ser utilizados pacotes adequados para cada produto e que cubram completamente o mesmo, de forma que o proteja de possíveis riscos durante o transporte. 

Além disso, as embalagens devem ter um processo de abertura simples, pois assim não corre o risco do cliente estragar o produto ao tentar abrí-lo.

E mais, quando se trata de itens frágeis, a proteção deve ser em dobro. Por isso não dispense o uso de isopor, plástico bolha ou espumas. 

Organização do veículo 

Infelizmente existem muitas transportadoras que deixam a organização do veículo de lado ou não se preocupam muito com essa questão e acabam fazendo de qualquer jeito.

O ideal é separar os itens mais leves, mais pesados e mais frágeis, assim você saberá quais podem ir por baixo e quais podem ir por cima. 

Se for possível encher o caminhão completamente, melhor ainda, dessa maneira não haverá espaços vazios, o que impossibilita a movimentação das cargas.

Se este não for o caso, existem alguns truques como o uso de sacos de plásticos com ar para preencher os espaços vazios entre os produtos. 

Veículos 

De nada adianta ter uma equipe altamente competente, um bom planejamento de rota e disposição dos objetos dentro do caminhão, e possuir um veículo mal conservado ou em péssimo estado.

Por isso, opte sempre por veículos que estejam em bom estado de conservação, com manutenção em dia e que não ofereça riscos de ter uma pane ou mesmo causar um acidente. 

Leia também O trabalho intrigante do multicriador Leonardo Bueno

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here