O Prefeito da cidade de Maragogi, Alagoas, Fernando Sérgio Lira assumiu na tarde do dia 11/abril, em Brasília, como presidente em exercício da Confederação Nacional de Municípios (CNM)

Prefeito de Maragogi assumiu presidencia da CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) é uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos, fundada em 8 de fevereiro de 1980.

O objetivo maior da CNM é consolidar o movimento municipalista, fortalecer a autonomia dos Municípios e transformar nossa entidade em referência mundial na representação municipal, a partir de iniciativas políticas e técnicas que visem à excelência na gestão e à qualidade de vida da população.

Leia também: Estação de Massas Artesanais no Pecorino

Sobre Maragogi

Maragogi [nota 1]  é um município da Microrregião do Litoral Norte Alagoano, na Mesorregião do Leste Alagoano, no estado de Alagoas, no Brasil. Localiza-se a 125 quilômetros de Maceió, a capital do estado. Localiza-se na latitude 09º00’44” sul e na longitude 35º13’21” oeste, estando a uma altitude de 5 metros. Sua população estimada em 2011 era de 29 280 habitantes. A temperatura média é de 27 graus Celsius. Sua economia é baseada no turismo, na pesca e na agricultura. A beleza de suas praias faz com que seja um dos mais importantes polos turísticos da região.

Por volta do ano 1000, a maior parte do atual litoral brasileiro, incluindo o atual município de Maragogi, foi invadida por povos tupis procedentes da Amazônia. Eles expulsaram os antigos habitantes, os chamados tapuias, para o interior do continente. No século XVI, quando os primeiros exploradores europeus chegaram à região, a mesma era ocupada pela tribo tupi dos caetés.[7]

De acordo com dados históricos, a colonização de origem portuguesa começou quando um sertanejo chegou à região com a família. Ele fugia de uma epidemia e fez uma promessa a São Bento para curar-se. Ao se recuperar, o sertanejo cumpriu o prometido, construindo uma igreja em homenagem ao santo. O local, uma das mais belas praias do município, ganhou o nome do santo, que mantém até hoje.

Maragogi tem grande importância na história brasileira.  Holandeses e portugueses disputaram suas terras por vários anos. Mas foram os moradores da Vila de Maragogi – sem recursos, mas com heroísmo – que impediram e desarticularam a tentativa holandesa de desembarque em Alagoas.

.

 

 

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here