Descubra neste conteúdo quais são as principais diferenças entre a primeira e a segunda gravidez!

Principais diferenças entre a primeira e segunda gravidez

A gravidez é um período muito especial na vida de uma mulher e provoca diversas sensações, desde sustos e medos até emoções. Mas será que há muitas diferenças entre a primeira e a segunda gravidez? Neste conteúdo você vai descobrir isso, confira!

Crescimento da barriga

Na segunda gravidez a barriga costuma crescer mais rápido, isso porque os músculos do abdômen estão mais relaxados e esticados, logo, a partir do terceiro mês já começa a se desenvolver.

Diferentemente da primeira gravidez que o crescimento da barriga começa por volta do quinto ou sexto mês.

Movimentos do feto

Assim como o crescimento da barriga, na segunda gravidez os movimentos do feto surgem antes, a partir da 16ª semana, enquanto na primeira gestação aparecem entre a 20ª e 24ª semana.

Preparação

Na primeira gravidez tudo é uma surpresa e há muitos gastos com roupinhas, sapatos, brinquedos e outros itens, porém como será a segunda vez que você dará à luz, você estará mais preparada para as diversas situações, desde a escolha do enxoval e da saída de maternidade até as adversidades do dia a dia, ou seja, você ficará mais tranquila e os cuidados serão naturais e menos complicados.

Cansaço maior

Apesar do preparo melhor, o cansaço tende a ser maior na segunda gravidez, pois além dos sintomas comuns da gestão, você já tem um outro filho ou filha para cuidar e isso demanda tempo e muita energia.

É uma fase que o primeiro filho está crescendo e se desenvolvendo, por isso precisa de atenção e diversos cuidados que são fundamentais nessa época da vida.

Diferentes preocupações

Na segunda gravidez algumas preocupações são diferentes, principalmente relacionadas ao outro filho (a), ou seja, é comum pensar em como será o relacionamento entre os dois, se vai haver ciúmes, como dar conta de duas crianças agora e muito mais.

E o que costuma ser igual?

No geral, os seguintes sintomas não mudam de uma gravidez para outra:

  • Fadiga;
  • Enjoos matinais;
  • Alterações de humor;
  • Micção frequente;
  • Desejos e aversões alimentares.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here