-namidia-foto divulgaçao-uiara zagolin

Confira por que a surdez acontece, quais são os principais sintomas e consequências, e o que fazer em caso de presbiacusia.

Surdez na terceira idade, o que você precisa saber!

casas-de-repouso

O processo de envelhecimento está diretamente relacionado a mudanças e ao surgimento de alguns problemas, como a surdez.

Essa situação é comum a partir da sexta década de vida e com isso a pessoa de idade não consegue ouvir tão bem como quando era mais jovem.

Por que isso ocorre?

A perda ou a diminuição da capacidade de ouvir ocorre principalmente devido ao desgaste fisiológico das células auditivas, mas além disso, fatores como: hereditariedade, exposição a ruídos, diabetes, hipertensão, tabagismo, uso excessivo de álcool e traumas locais podem antecipar esse problema.

E quais são os sintomas?

  • Dificuldade em compreender bem as palavras que lhe são ditas;
  • Dificuldade ao falar no telefone;
  • Consoantes, como: “s”, “t”, “p” e “f” são mais difíceis de compreender;
  • Frequentemente pede para repetir o que dizem;
  • Aumenta o volume da televisão ou rádio acima do que outras pessoas costumam ouvir.

Consequências

A pessoa idosa que está com sinais de surdez (também chamada de presbiacusia) ou de diminuição da audição pode ficar depressiva, triste e isolada, em razão de tornar-se cada vez mais difícil entender o que outra pessoa está falando ou até mesmo de manter um diálogo.

Assim, o idoso passa a se comunicar cada vez menos e por isso é fundamental procurar um tratamento o quanto antes para que o quadro não se agrave.

Além disso, o idoso pode correr riscos, por exemplo, ao estar atravessando a rua e não escutar um veículo que se aproxima.

O que fazer então?

É de extrema importância que a pessoa assim que perceber esses sintomas ou outras alterações na audição procure um especialista, como o otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo.

O exame feito chama audiometria e dessa forma, os médicos irão avaliar e indicar os tratamentos mais adequados de acordo com a situação.

E se o idoso (a) está com esse ou outros problemas e não há muitas pessoas que possam ajudar regularmente, talvez seja o momento de procurar casas de repouso para que assim profissionais capacitados tenham os cuidados necessários e deem auxílio que quem está na terceira idade precisa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here