Um tributo a João Gilberto por Zuza Homem de Mello em Nova Iorque

1
282
Vencedor do Grammy, João Gilberto começou a fazer sucesso em Nova York nos anos 60

O Consulado do Brasil em Nova Iorque , promove no próximo dia 17 de setembro  “Um Tributo a  João Gilberto”.

Um tributo a João Gilberto por Zuza Homem de Mello em Nova Iorque 1
Zuza de Mello – Musicólogo, jornalista e produtor musical brasileiro

Zuza de Mello em uma Conversa com James Gavin  – é um Tributo a João Gilberto,  que o jornalista – amigo pessoal de João Gilberto faz questão de evidenciar a valorização do músico na música brasileira. Musicólogo e produtor musical, há mais de 50 anos dedica-se ao garimpo e à divulgação da música popular brasileira e do jazz.

Um tributo a João Gilberto por Zuza Homem de Mello em Nova Iorque 2
João Gilberto – cantor , e compositor brasileiro

João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, foi um cantorviolonista e compositor brasileiro, considerado um artista genial por musicólogos e jornalistas especializados, revolucionou a música brasileira ao criar uma nova batida de violão com influências do jazz para tocar samba: a “bossa nova“. O jeito suave de cantar, influenciado pelo jazzista Chet Baker, também foi visto como inovador no Brasil, faleceu neste último dia 06 de julho de 2019 , deixando o Brasil em luto .

Um dos criadores da bossa nova, o cantor e compositor João Gilberto morreu sábado (06/07) em sua casa no Rio de Janeiro. A nota de falecimento foi dada por seu filho João Marcelo, em postagem nas redes sociais. “Meu pai morreu. Sua luta foi nobre, ele tentou manter a dignidade à luz da perda da independência. Agradeço minha família por estar aqui por ele”, escreveu o filho do cantor.

Logo que a  notícia da morte do cantor e compositor João Gilberto  começou a circular pelas redes sociais, veículos de todo o mundo destacaram a sua importância não só para a música brasileira, mas também o impacto da bossa nova na produção musical global a partir dos anos 1960.

A notícia repercurtiu internacionalmente sendo o principal jornal nova-iorquino circular a noticia. O site do “The New York Times” informou que a morte do cantor e compositor foi confirmada por postagens de familiares, destacando a do filho Marcelo Gilberto (“sua luta foi nobre e ele tentou manter a dignidade à luz da perda de sua soberania”).

BOSSA NOVA no Carnegie Hall em Nova Iorque

João Gilberto também teve a carreira reconhecida internacionalmente. Vencedor do prêmio Grammy começou a fazer sucesso em Nova York ainda nos anos 60. À partir daí sua relação com o público em Nova Iorque ficou cada vez mais próxima e notória.

As portas do Consulado Brasileiro em Nova Iorque estarão abertas à partir das 12:30PM, do dia 17 de setembro , afim de que nosso querido Zuza Homem de Mello, compartilhe as histórias de João Gilberto em uma merecida homenagem.

Um tributo a João Gilberto por Zuza Homem de Mello em Nova Iorque 3
CONSULADO DO BRASIL EM NOVA IORQUE
Endereço: 225 E 41st St, New York, NY 10017, EUA
Artigo anteriorVisceral estreia dia 7 de Setembro
Proximo artigoDoce Encontro no Carioca
Sula Costa
Sula Costa nasceu em Anápolis, GO. Formou-se em Publicidade, Marketing e Jornalismo. Em NY, trabalhou com produtoras cinematográficas internacionais, Organizações de Instituto de Pesquisa em Preservação do Meio ambiente na ONU. Estudou produção de TV na Califórnia , designer gráfico e fotografia em NY. Trabalhou em projetos de restauração,construção e intervenção, planejamento culturais para o Brasil . Cobriu os principais eventos econômicos do Brasil em New York; trabalhou como correspondente internacional para o jornalista Gilberto Amaral. É Diretora Executiva da Costa Consulting,, empresa de consultoria e fomento cultural em Brasilia e, World Art Show em Sao Paulo, empresa que apoia a arte visual do Brasil.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here